Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Delegado Lucas propõe instalação de totens de monitoramento em frente às escolas de RO

Segundo deputado, proposta busca reforço na segurança.


Delegado Lucas propõe instalação de totens de monitoramento em frente às escolas de RO - Gente de Opinião

Buscando aumentar a proteção de alunos e professores, o deputado Delegado Lucas (PP) sugeriu em indicação ao governo de Rondônia a instalação de totens de monitoramento em frente às escolas. O pedido foi encaminhado nesta semana para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo o parlamentar, sua sugestão é colocar na frente dos estabelecimentos de ensino os mesmos totens que já são usados pela Sesdec para monitorar as ruas de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, através do programa Cidade Segura.

“É um sistema inovador, que utiliza tecnologia de ponta. A população dessas cidades com monitoramento eletrônico tem se sentido mais segura. Acredito que a presença dos totens nas proximidades das escolas vai contribuir de forma imediata e preventiva ao crime, levando segurança à população, às famílias, aos alunos”, destaca o parlamentar.

Os totens de segurança têm quatro metros de altura e possuem sistema de sirene, giroflex para alertas instantâneos, e câmeras com 360 graus que fazem o reconhecimento facial de pessoas com algum tipo de restrição na Justiça.

Para o Delegado Lucas, esses pontos fixos de monitoramento se mostraram extremamente úteis, pois ainda contam com botões do pânico, câmeras e microfones, permitindo assim que qualquer estudante ou munícipe possa entrar em contato com a central de monitoramento da polícia, 24 horas por dia.

“Após a tragédia na escola Blumenau (SC), onde comoveu todo o país, e ainda sob a ameaça de outras instituições de ensino, inclusive aqui no estado de Rondônia, cabe a nós enquanto parlamento e poder executivo, buscar soluções de forma imediata e preventiva para os problemas de violência que estão afetando nossas escolas”, finaliza. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Carnaval: Polícia Penal intensifica fiscalizações e patrulhamentos durante maior bloco de rua da Região Norte

Operação Carnaval: Polícia Penal intensifica fiscalizações e patrulhamentos durante maior bloco de rua da Região Norte

Em uma ação estratégica, o governo do estado intensificou patrulhas, por meio da Polícia Penal de Rondônia, durante o desfile do maior bloco de rua

Estruturas de Segurança Pública e de serviços são reforçados pelo governador Marcos Rocha durante o Carnaval 2025

Estruturas de Segurança Pública e de serviços são reforçados pelo governador Marcos Rocha durante o Carnaval 2025

Uma verdadeira ação integrada de Segurança Pública está sendo desenvolvida para maior segurança da população durante o Carnaval deste ano. As medida

Ações do Corpo de Bombeiros de Rondônia reforçam a segurança da população durante o Carnaval

Ações do Corpo de Bombeiros de Rondônia reforçam a segurança da população durante o Carnaval

Para fortalecer as ações do governo de Rondônia durante o Carnaval 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) atua com medidas estratégi

Com a ‘Operação Carnaval Seguro’, Detran-RO intensifica ações de fiscalização para segurança da população

Com a ‘Operação Carnaval Seguro’, Detran-RO intensifica ações de fiscalização para segurança da população

No dia 1º de março, em comemoração ao Dia do Turismo Ecológico, o governo de Para garantir a segurança da população durante o período festivo do Car

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)