Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Delegado Lucas propõe instalação de totens de monitoramento em frente às escolas de RO

Segundo deputado, proposta busca reforço na segurança.


Delegado Lucas propõe instalação de totens de monitoramento em frente às escolas de RO - Gente de Opinião

Buscando aumentar a proteção de alunos e professores, o deputado Delegado Lucas (PP) sugeriu em indicação ao governo de Rondônia a instalação de totens de monitoramento em frente às escolas. O pedido foi encaminhado nesta semana para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo o parlamentar, sua sugestão é colocar na frente dos estabelecimentos de ensino os mesmos totens que já são usados pela Sesdec para monitorar as ruas de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, através do programa Cidade Segura.

“É um sistema inovador, que utiliza tecnologia de ponta. A população dessas cidades com monitoramento eletrônico tem se sentido mais segura. Acredito que a presença dos totens nas proximidades das escolas vai contribuir de forma imediata e preventiva ao crime, levando segurança à população, às famílias, aos alunos”, destaca o parlamentar.

Os totens de segurança têm quatro metros de altura e possuem sistema de sirene, giroflex para alertas instantâneos, e câmeras com 360 graus que fazem o reconhecimento facial de pessoas com algum tipo de restrição na Justiça.

Para o Delegado Lucas, esses pontos fixos de monitoramento se mostraram extremamente úteis, pois ainda contam com botões do pânico, câmeras e microfones, permitindo assim que qualquer estudante ou munícipe possa entrar em contato com a central de monitoramento da polícia, 24 horas por dia.

“Após a tragédia na escola Blumenau (SC), onde comoveu todo o país, e ainda sob a ameaça de outras instituições de ensino, inclusive aqui no estado de Rondônia, cabe a nós enquanto parlamento e poder executivo, buscar soluções de forma imediata e preventiva para os problemas de violência que estão afetando nossas escolas”, finaliza. 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

A operação “Acautelar” teve como base para sua criação, a operação “Mute”, realizada pela primeira vez no ano de 2023, e vem com alguns aprimorament

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

O governo de Rondônia realizou a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, com o objetivo de garantir a segurança viária e preservar vidas, abordando condutor

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Entre janeiro e outubro de 2024, o estado obteve uma expressiva redução nos índices de criminalidade, resultado de investimentos estratégicos do gov

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Com o objetivo de fortalecer a segurança dentro e no perímetro dos estabelecimentos penais do estado, está sendo realizada a “Operação Acautelar II”,

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)