Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Governo de Rondônia moderniza estrutura da Segurança Pública com inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle


om novo Centro Integrado e com ajuda da tecnologia a população terá um melhor atendimento - Gente de Opinião
om novo Centro Integrado e com ajuda da tecnologia a população terá um melhor atendimento

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec), realizou nesta quarta-feira (29), a inauguração do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Porto Velho. Um termo de acordo de cooperação foi assinado pelo Estado com o Governo Federal para a implantação e manutenção do CICC. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) entregou ao Governo de Rondônia diversos equipamentos para estruturar o local.

Governador Marcos Rocha visitou sala de monitoramento, que recebeu investimentos tecnológicos 

A estrutura inclui a Polícia Militar de Rondônia (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Civil (PC). Com a inauguração do CICC, poderão atuar também outros órgãos federais e municipais, tais como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), entre outros.

O governador Marcos Rocha afirmou que no Estado tem sido feito um trabalho diferenciado, no sentido de fortalecer a segurança dos cidadãos.

“Todas as ações necessárias para combater a criminalidade serão feitas, assim como temos feito na aquisição de equipamentos, na melhoria salarial dos policiais civis e militares, além das ações nos campos e até mesmo nas fronteiras”, afirmou Marcos Rocha.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, acentuou a qualidade no atendimento do novo Centro Integrado, com a ajuda da tecnologia na assistência à população.

“Fizemos a revitalização das antigas instalações da Sesdec, onde funcionava o Centro Integrado De Operacoes Policiais (Ciop), para receber equipamentos com softwares e hardware, em parceria com a Secretaria de Ações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal”, disse Pachá.

Além disso, Pachá pontuou que por meio do CICC, os agentes da Segurança Pública estarão prestando o melhor serviço à sociedade, com qualidade, atendendo de forma ágil. “As ações de integração operacional serão fortalecidas, sobretudo no fomento e no apoio a atuação integrada entre a união dos estados e municípios. Teremos grandes contribuições para o assessoramento para tomada de decisões no auxílio ao combate à criminalidade”.

Centro Integrado vai atuar no combate ao crime organizado

Pachá lembrou os 1.000 dias à frente da pasta da Segurança Pública estadual e agradeceu ao governador Marcos Rocha pelo apoio nas ações realizadas. O secretário citou o reajuste salarial aos serventuários da Segurança Pública do Estado, que foi de 25% assegurados para o primeiro trimestre de 2022 para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e 20% para a Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica (Politec).

O secretário de operações integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alfredo Carrijo, argumentou que o Governo Federal se comprometeu em expandir os centros de comando e controle nos estados. “Estes locais funcionam com um viés integrador e operacional, com a ideia de colocar no mesmo ambiente, as forças federais, estaduais e municipais, trabalhando para combater o crime organizado”.

Carrijo ainda citou os investimentos feitos com equipamentos tecnológicos de software e hardware para ajudar as forças de segurança em Rondônia. “A partir do momento em que são colocados recursos do Estado na área de segurança, são trazidos benefícios imediatos a população”, finalizou.


Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

A operação “Acautelar” teve como base para sua criação, a operação “Mute”, realizada pela primeira vez no ano de 2023, e vem com alguns aprimorament

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

O governo de Rondônia realizou a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, com o objetivo de garantir a segurança viária e preservar vidas, abordando condutor

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Entre janeiro e outubro de 2024, o estado obteve uma expressiva redução nos índices de criminalidade, resultado de investimentos estratégicos do gov

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Com o objetivo de fortalecer a segurança dentro e no perímetro dos estabelecimentos penais do estado, está sendo realizada a “Operação Acautelar II”,

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)