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Medidas são adotadas para fortalecer segurança no Rio Madeira e proteger operações portuárias


O encontro reuniu representantes do Porto de Porto Velho, operadores portuários, empresas de navegação, Polícia Militar do Estado de Rondônia - Gente de Opinião
O encontro reuniu representantes do Porto de Porto Velho, operadores portuários, empresas de navegação, Polícia Militar do Estado de Rondônia

Com o objetivo de fortalecer a segurança no Rio Madeira contra os constantes ataques de piratas, o governo de Rondônia por meio da diretoria do Porto de Porto velho, administrado pela  Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), em parceria a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesdec), realizou uma reunião na quinta-feira (31), para discutir medidas concretas para reforçar a segurança no rio. As atividades de navegação e transporte na região vêm sendo ameaçadas por ações criminosas que impactam diretamente a logística e economia local.

O encontro reuniu representantes do Porto de Porto Velho, operadores portuários, empresas de navegação, Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e o Grupo de Trabalho Navega Rondônia, que liderou a iniciativa. Uma das medidas recomendadas às empresas de navegação foi a aquisição e instalação de câmeras de monitoramento, que seguirão especificações exigidas pela Sesdec. Através de um acordo de cooperação técnica, as imagens estarão conectadas à Central de Monitoramento da Secretaria, permitindo que a segurança pública acompanhe as operações em tempo real. A medida permitirá à Sesdec adotar ações rápidas em caso de incidentes, facilitando a proteção das embarcações e dos profissionais envolvidos no transporte de cargas.

O maior projeto será a construção de uma base flutuante, equipada com uma guarnição da Polícia Militar, com capacidade para 30 homens armados que atuarão na segurança ao longo do Rio Madeira. Esta nova estrutura permitirá uma presença constante e reforçada das forças de segurança, visando dissuadir e enfrentar diretamente as atividades de pirataria.

Segundo o diretor-presidente do Porto de Porto Velho, administrado pela Soph, Fernando Parente, a fase inicial para a construção da base de segurança fluvial envolve a elaboração de um projeto executivo. Em seguida, será realizada a captação de recursos, com possibilidades de financiamento federal e apoio da iniciativa privada. “O projeto prevê, ainda, uma parceria estratégica com o estado do Amazonas, fortalecendo a atuação conjunta na segurança regional”, destacou.

A colaboração entre o setor público e privado é vista como uma resposta coordenada e fundamental para garantir a segurança das operações no Rio Madeira. Além de assegurar a tranquilidade da navegação, esta união entre os entes objetiva fortalecer a economia regional, reduzindo os prejuízos decorrentes dos ataques e promovendo a confiança dos operadores portuários e investidores na região.

SEGURANÇA INTENSIFICADA

Em agosto, a Sesdec iniciou a Operação “Águas Seguras”, que até setembro já havia prendido 22 pessoas envolvidas. Nesse mesmo mês, a Secretaria junto ao Instituto Combustível Legal promoveu uma discussão sobre o assunto na sede do Porto de Porto Velho, e agora se inicia uma nova etapa com a inclusão de outros operadores portuários da região e empresas de navegação.

No mês passado, a diretoria do Porto de Porto Velho fez um sobrevoo ao longo do Rio Madeira, até a região do Chuelo, em um helicóptero da Polícia Militar do Estado de Rondônia, com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos e mapear possíveis regiões de ataques de piratas.

REFORÇO ESTRATÉGICO

O Grupo de Trabalho Navega Rondônia reúne representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marinha do Brasil, Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), visando coordenar ações contínuas, integrando informações e esforços não apenas em situações de seca, mas também, em questões de segurança e em ações que favoreçam a manutenção da navegabilidade no Rio Madeira.

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