Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

MPRO mantém mediação em negociações entre Governo do Estado, entidades representativas e movimento de esposas de PMs


MPRO mantém mediação em negociações entre Governo do Estado, entidades representativas e movimento de esposas de PMs  - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia segue articulando o diálogo visando ao avanço das negociações para o encerramento do movimento de paralisação da Polícia Militar no Estado. Nesta segunda-feira (14/06), integrantes da Instituição estiveram reunidos com membros do Governo do Estado, entidades representativas, comitê formado por esposas de Policiais Militares e o alto Comando da corporação para dar prosseguimento às tratativas que objetivam o entabulamento de um acordo que contemple as reivindicações da categoria. Deflagradas na semana passada, as ações de aquartelamento, que têm como pauta central a equiparação salarial entre as forças policiais do Estado, já resultam no fechamento de unidades em alguns municípios.

O encontro, o segundo realizado desde que os atos foram deflagrados, foi conduzido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. Entre outras autoridades, estiveram presentes o Procurador de Justiça Carlos Grott (Diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais - CAEX); o Promotor de Justiça da Segurança Pública Shalimar Christian Priester; o Procurador-Geral Adjunto do Estado, Tiago Cordeiro; a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Beatriz Basílio; o Secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva; o Comandante da PM em Rondônia, Coronel Alexandre Almeida; o Presidente da Associação de Oficiais da PM, Coronel Adilberto Maciel; além das representantes das esposas que compõem o movimento, Tamires Araújo Romanine (Porto Velho); Shirley Zafalon (Cacoal) e Leandra Souza Brito (Ji-Paraná).

Ao abrir os trabalhos, o chefe do Ministério Público reiterou o posicionamento da Instituição em contribuir para uma interlocução entre integrantes do movimento e o Governo de Rondônia, numa atuação que, conforme destacou, atende o dever constitucional de defender o direito dos cidadãos à segurança pública, missão para a qual a Polícia Militar tem extrema relevância.

Na ocasião, representantes do Comando da PM expuseram aos presentes o Plano de Valorização da Polícia Militar, um documento que compila as reivindicações salariais da categoria, abordando a defasagem salarial sofrida ao longo dos anos e a proposta de incremento nos vencimentos dos policiais, de acordo com a carreira militar.

O movimento deflagrado por esposas de PMs pleiteia alteração da Lei Estadual nº 1063/2002, estabelecendo a equiparação salarial da Polícia Militar com a Polícia Civil.

Uma nova reunião deverá ser realizada no dia 28 de junho.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Rondônia celebrou a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024-II, em Cacoal, onde

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem reforçado ações implementadas de forma efetivas em áreas prioritárias, como saúde e segurança pública, d

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Durante a cerimônia de formação de novos sargentos da PMRO, o governador Marcos Rocha reforçou o compromisso com a valorização das forças de Seguran

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta terça-feira (1º), o Decreto nº 20.879 que regulamentando a Lei Complementar nº 1.003, de 7 de março de 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)