Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Operação Ordo reforça ações de segurança pública para combater criminalidade em Rondônia


Operação Ordo reforça ações de segurança pública para combater criminalidade em Rondônia - Gente de Opinião

O Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), iniciou na última quinta-feira (20), a Operação Ordo, a fim de prevenir crimes contra a vida nas regiões do Cone Sul, do Café e Zona da Mata do Estado, com reforço das ações desencadeadas pela Polícia Militar. O objetivo é promover ações durante todo o ano.

A missão, cujo nome é proveniente do latim e significa “ordem”, foi motivada pela necessidade da manutenção da preservação da ordem pública diante dos índices de criminalidade registrados, especialmente crimes contra a vida. Em função disso, foi dado um reforço para as equipes, com o emprego de policiais extras, com o objetivo de inibir e reduzir o cometimento de crimes, além de aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. A operação também terá o apoio de militares da Força Nacional de Segurança Pública na região do Cone Sul.

Em toda área do Comando Regional de Policiamento III (CRP III), 81 policiais militares reforçaram o policiamento ordinário, com 25 viaturas empenhadas na missão. No 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram empregados 39 militares sendo 28 em Vilhena, 6 em Colorado do Oeste e 5 em Cerejeiras. No 4º BPM foram 26, sendo 20 na sede em Cacoal e 6 em Pimenta Bueno. No 10º BPM foram 16 militares, sendo 11 em Rolim de Moura e 5 em Alta Floresta do Oeste.

O secretário de Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou a importância da operação. “Nós estamos acompanhando toda essa situação e as nossas polícias estão prontas para continuar servindo e protegendo a comunidade. Inclusive, fizemos questão de recomendar ao comandante-geral da PMRO, para realizar o envio de parte do efetivo da Força Nacional disponibilizado para o nosso Estado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Então temos aqui três viaturas com homens da Força Nacional reforçando o policiamento da comunidade”, disse o secretário.

Conhecimento de inteligência, de técnicas e táticas do policiamento ostensivo serão utilizadas para executar todas as missões, entre elas, a realização de barreiras e bloqueios policiais para os comandos de abordagens; ações preventivas e repressivas com barreiras policiais fixas e volantes; comandos de abordagens em bares; abordagens em veículos e a pessoas suspeitas; buscas através dos sistemas policiais para a apreensão de veículos furtados ou roubados e pessoas foragidas da justiça, bem como serão empenhados esforços para a identificação e apreensão de armas de fogo de origem ilícita e entorpecentes.

Para o coronel PM Paulo André Santos Souza, todo um planejamento foi realizado nessa operação. “Fizemos um planejamento de emprego do efetivo em reforço, a atividade ordinária e desencadeamos a Operação Ordo, que visa justamente conter o recrudescimento dos índices criminais, principalmente os crimes contra a vida. Também designamos oito policiais para reforçar a Operação Paz no Campo para dar um reforço na zona rural e levar, assim, tranquilidade também à comunidade rural do Cone Sul”.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

Operação nacional combate comunicação ilegal em unidades prisionais de Rondônia

A operação “Acautelar” teve como base para sua criação, a operação “Mute”, realizada pela primeira vez no ano de 2023, e vem com alguns aprimorament

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

Ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” recupera motocicleta clonada em Porto Velho

O governo de Rondônia realizou a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, com o objetivo de garantir a segurança viária e preservar vidas, abordando condutor

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Com investimentos em segurança, Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Entre janeiro e outubro de 2024, o estado obteve uma expressiva redução nos índices de criminalidade, resultado de investimentos estratégicos do gov

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Polícia Penal inicia “Operação Acautelar II” em unidades prisionais de Rondônia

Com o objetivo de fortalecer a segurança dentro e no perímetro dos estabelecimentos penais do estado, está sendo realizada a “Operação Acautelar II”,

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)