Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Polícia Militar desencadeia Operação Escola Segura em Rondônia


Foto: DCOMS e P-5 do 3°BPM - Gente de Opinião
Foto: DCOMS e P-5 do 3°BPM

O governo de Rondônia por meio da Polícia Militar, em reunião de alinhamento das ações de segurança nas escolas rondonienses, por meio do lançamento da Operação Escola Segura que tem como objetivo  garantir a segurança nas escolas, com difusão de orientações de segurança para equipes pedagógicas e alunos, além de reforçar o policiamento de rotina já realizado pelas patrulhas escolares.

A reunião teve a participação do Coordenador de Planejamento Operacional, representando o Comando da Polícia Militar de Rondônia, Comandantes Regionais de Policiamento e de Unidades situadas nos diversos municípios rondonienses. 

Segundo o  coordenador de Planejamento Operacional da PM, coronel PM Marcos Freire, a ideia é fazer com que a comunidade estudantil se sinta segura para dar continuidade às atividades letivas. 

Estratégias

Para garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino será feito o acompanhamento da entrada dos alunos no início das jornadas letivas, além de orientações de segurança. Nos distritos, as equipes policiais também estarão presentes nas escolas com visitas esporádicas e periódicas. 

Na região Cone Sul do Estado

Policiais Militares do 3º Batalhão (3° BPM) deram início à execução da Operação Escola Segura nesta quinta-feira, na cidade de Vilhena e outros municípios da região Cone Sul do Estado.

Mais de 100 escolas da região recebem reforço na segurança. Os militares das patrulhas reforços, intensificam o policiamento ostensivo e a ação presença nos interiores e entornos das áreas escolares.

Durante a operação também é feito o contato com os gestores das unidades educacionais a fim de sanar dúvidas de segurança, bem como para reestabelecer a sensação de segurança, tendo em vista que é função primordial da Polícia Militar de Rondônia zelar pela paz social e manutenção da segurança pública. 

O comandante do 3º BPM – Batalhão e Polícia Militar, tenente-coronel PM Helberth Aldimas ressalta que, “não há motivo para pânico diante das informações veiculadas, porém é importante o estado de alerta a situações atípicas e pessoas estranhas ao ambiente. Mas esse estado de atenção sempre deve acontecer, independentemente de fatos de violência externa que tomamos conhecimento através dos veículos de comunicação”, frisa o comandante. 

Contextualização

A Operação Escola Segura acontece em função da elevada demanda solicitada por profissionais da comunidade escolar, devido aos recentes casos trágicos de ataques em escolas ocorridos no País. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Rondônia celebrou a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024-II, em Cacoal, onde

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem reforçado ações implementadas de forma efetivas em áreas prioritárias, como saúde e segurança pública, d

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Durante a cerimônia de formação de novos sargentos da PMRO, o governador Marcos Rocha reforçou o compromisso com a valorização das forças de Seguran

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta terça-feira (1º), o Decreto nº 20.879 que regulamentando a Lei Complementar nº 1.003, de 7 de março de 202

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)