Segunda-feira, 25 de julho de 2022 - 15h09
O Plano
Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado pela
Lei nº 13.614, para garantir, que em um período de dez anos, seja reduzido à
metade o número de mortes e lesões no trânsito. O plano se junta a ações
positivas em prol da segurança no trânsito, que tem o potencial de salvar cerca
de 86 mil vidas, seguido por seis pilares fundamentais para o desenvolvimento
de ações. Esse número representa uma economia de aproximadamente R$ 290
bilhões, conforme o Valor Estatístico da Vida, apresentado pelo IPEA.
O compromisso do Pnatrans, que foi definido em resolução do
Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é reduzir em, no mínimo, 50% das taxas
de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, entre os anos de
2018 a 2028.
Atualmente, 19 unidades da Federação firmaram compromisso em
atingir a meta de redução de mortes e lesões no trânsito. São elas: Distrito
Federal, Piauí, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso
do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Espírito
Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Acre, Paraíba e Rondônia. Além
disso, o plano está de acordo com o conceito de Sistema Seguro e Visão Zero,
onde nenhuma morte no trânsito é aceitável.
Em 2021, o plano passou por uma revisão, que obteve a contribuição
de mais de 100 especialistas, de cerca de 50 órgãos e entidades. A participação
social foi presente no processo de tomada de subsídios e consulta pública. O
Pnatrans também se alinhou a agenda global de segurança no trânsito e com a
Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da Organização das Nações
Unidas (ONU) -- entre 2021 e 2030.
As iniciativas são pautadas em seis pilares, permitindo que o tema
trânsito seja abordado em diversas frentes, que foram desdobrados em 154 ações
e 272 produtos. A responsabilidade de colocar em pratica todas as ações são de
todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Conheça os pilares:
Pilar 1: Gestão da
Segurança no Trânsito
O primeiro pilar fortalece a gestão integrada da segurança viária
nos diferentes níveis de governo e estimula o engajamento político e social
sobre o tema e compromissos com investimentos para salvar vidas. Uma das
iniciativas é buscar melhorar os processos e tratamentos de dados e consolidar
o Registro Nacional de Estatística de Trânsito (Renaest), sistema responsável
por consolidar uma base nacional de dados sobre mortes no trânsito.
Pilar 2: Vias Seguras
Esse pilar prevê adequação das vias e dos limites de velocidade
para as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também está
prevista a criação de programas que multipliquem a implantação de
infraestrutura para mobilidade sustentável, priorizando pedestres, ciclistas e
usuários de transporte coletivo.
Pilar 3: Segurança Veicular
O terceiro pilar incorpora os parâmetros mais seguros para a
produção de veículos nos Brasil. Ele também prevê o avanço nas discussões e da
normatização de tecnologias emergentes para o trânsito, como a futura
circulação de veículos autônomos e o uso de sistemas embarcados nos veículos.
Pilar 4: Educação para o trânsito
O aumento em ações de educação para o trânsito vai atuar em curto
prazo, para eliminar os erros humanos, e a médio e longo prazo, para construir
conceitos mais amplos de cidadania. As iniciativas vão incorporar a educação de
trânsito para crianças, jovens e adultos desde a formação.
Pilar 5: Atendimento às Vítimas
O tempo de atendimento a vítimas envolvidas em acidentes de
trânsito é muito importante para reduzir o risco de morte ou lesão grave. Por
isso, a prestação de socorro deve ser coordenada entre as diferentes áreas da
estratégia geral de segurança viária.
Pilar 6: Normatização e Fiscalização
A estimulação do cumprimento das regras de trânsito por meio de
leis que garantam sanções efetivas, proporcionais e dissuasivas. As ações se
concentram nos fatores de risco mais relevantes como o consumo de álcool e
outros psicoativos. Essa ação está alinhada com campanhas de mídia, educação e
capacitação.
Metas
No Plano
Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) foi estabelecido
uma série de desafios para os diversos atores envolvidos na sua execução, seja
na esfera federal, estadual ou municipal.
Todas as ações, metas e responsáveis pela execução podem ser consultados no Link
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