Terça-feira, 26 de março de 2024 - 08h22
O
Sistema de monitoramento Interativo – totens – instalado pelo Governo de
Rondônia em pontos estratégicos do estado representa reforço na segurança
pública e possue duas principais funções: monitoramento por câmeras e contato
direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à
Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Conforme
o Ciop, Rondônia possui totens em Porto Velho (10); Ariquemes (2); Cacoal (2);
Ji-Paraná (3) e Vilhena (2). Além disso, para somar com o
videomonitoramento do Estado, outro tipo de dispositivo instalado em pontos
estratégicos são os módulos de segurança, compostos de uma câmera que
permite zoom aprimorado para verificar detalhes do que está ocorrendo na
área. Os módulos de segurança estão distribuídos em Porto Velho (30);
Ariquemes (8); Cacoal (8); Ji-Paraná (9) e Vilhena (8).
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os totens fazem parte das boas práticas
inovadoras do Governo do Estado para prestando um serviço de qualidade à
população. ‘‘Com essa tecnologia, é possível monitorar e identificar as
situações de riscos em tempo real, e agir de forma rápida e efetiva na proteção
da sociedade’’, salientou.
Conforme
o diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), tenente-coronel PM Alex
Miranda, os postos de segurança conhecidos como totens funcionam 24 horas, e
cada um possui entre quatro e cinco câmeras fixas, com visualização em
360°, ou seja, uma visão total da área.
Além
de câmera com tecnologia de zoom avançado; comunicação com a população com
alertas sonoros em situações emergenciais e com mensagens orientativas de
segurança, o totem possui, também, um botão de emergência.
‘‘Todo
cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência
de ter sido vítima de um crime, como exemplo, o roubo de celular; pode fazer a
denúncia pelo botão de emergência do totem e em poucos minutos é atendido por
uma equipe policial. É mais um recurso do Governo de Rondônia utilizado para
fortalecer a Segurança Pública, com ostensividade, e ampliar a comunicação para
a população ser bem atendida’’, pontuou o diretor do Ciop.
BOTÃO DE EMERGÊNCIA
1
– Quando uma pessoa aperta o botão de emergência do totem, ela é direcionada para
atendimento via telefone no viva-voz com o operador de videomonitoramento da
Central de Operações do Ciop, que imediatamente cria protocolo de atendimento
no Sistema de Segurança (Siseg);
2
– Ao ver o protocolo da denúncia no sistema, o operador do teledespacho,
imediatamente, seleciona a equipe que atenderá a ocorrência de forma ágil;
3-
A equipe da Polícia Militar, graças à tecnologia embarcada dentro da viatura, é
alertada que existe um protocolo para atendimento, e se desloca rapidamente até
o local onde está o solicitante.
Em
2023, o Ciop registrou cerca de 300 atendimentos por conta do acionamento do
botão do Posto de Segurança (toten) no Estado. Os casos mais registrados são de
roubo, furto e acidentes de trânsito. O tempo de resposta é de cerca de 8
minutos, em média, segundo o Ciop.
RESULTADOS
Com
o uso das tecnologias inteligentes, a Sesdec registra redução no número de
crimes nas regiões onde os totens estão instalados. Um exemplo disso é a queda expressiva de 34% nos casos de roubos e 19% para furtos, em
pontos estratégicos de Porto Velho. A confiança da população em ter um
atendimento rápido e de qualidade, também tem levado ao aumento do contato com
a Segurança Pública. Em fevereiro de 2023 foram registrados mais de 5.4
mil atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2024, ultrapassou 20,9 mil as
denúncias registradas no Sistema de Segurança, acionadas por meio do botão de
emergência dos totens, pelo 190 e pelo aplicativo ”Cidadão RO”.
VIDEOMONITORAMENTO
A
captação das imagens de mais de 200 câmeras, em Porto Velho, ficam disponíveis
em um telão na Central de Operações do Centro Integrado de Operações (Ciop,
onde a equipe de atendimento e de teledespacho, com representantes da Polícia
Militar de Rondônia (PMRO), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar
(CBMRO) atuam, dando fluidez para o fluxo de resposta às ocorrências da
população.
Nos
demais municípios, onde há totens, também há uma Central de Monitoramento
instalada em batalhões, onde acontece o acompanhamento das imagens e
atendimento das ocorrências.
Além
de uma pronta resposta, com o deslocamento de uma equipe da PMRO para atender
às ocorrências, o monitoramento por câmeras instaladas nos totens e módulos de
segurança também auxiliam em operações aéreas, subsidiando a equipe com
informações, e ajudando elucidação de investigações de crimes.
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