Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Secretaria de Segurança recebe agradecimento do Ministério da Saúde por serviço aeromédico prestado à criança indígena


A equipe de atendimento decolou 30 minutos após a solicitação - Gente de Opinião
A equipe de atendimento decolou 30 minutos após a solicitação

O Ministério da Saúde – MS, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI, enviou uma carta de agradecimento à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e Gerência de Aviação de Estado – Gave, pelo serviço aeromédico prestado a um indígena de 11 anos, da tribo Suruwaha, no início deste mês, na comunidade indígena Suruwaha, localizada em uma área isolada na cidade de Lábrea (AM).

Na carta, o coordenador do DSEI Médio Rio Purus Antônio Cícero Santana, elogiou e agradeceu a atuação da Sesdec, por intermédio do Núcleo de Operações Aéreas – NOA e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. “O DSEI Médio Rio Purus agradece Vossa Senhoria e sua equipe pela dedicação e afinco com que atuaram em nosso território. A união tem nos dados energia para continuarmos e desejamos que futuras parcerias possam ser firmadas em favor dos povos indígenas”, enfatizou.

O titular da Sesdec, Felipe Vital ressaltou a importância nos cuidados com a vida da criança. “Foi com grande preocupação e responsabilidade, que recebemos a solicitação de resgate da criança indígena da etnia Suruwaha, vítima de um acidente com uma cobra Jararaca. Nossa prioridade foi garantir a segurança e o bem-estar, tanto da criança quanto de seus pais”, destacou.

O tenente-coronel Rachid Sallé, comandante da aeronave evidenciou que, no atendimento foram salvas três vidas. “Cabe ressaltar que, conforme relatos dos técnicos da  Secretaria de Saúde Indígena – Sesai, responsáveis pela aldeia nessa etnia, quando um filho morre os pais se matam, assim a Sesdec pode cooperar juntamente aos demais envolvidos, para a preservação das três vidas”, lembrou.

O RESGATE

Criança foi socorrida pelo NOA, com auxílio médico

A Gerência de Aviação de Estado foi solicitada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Purus, localizado em Lábrea, para resgatar uma criança indígena de 11 anos. A equipe decolou 30 minutos após a solicitação. Considerando a distância de 320 quilômetros de Porto Velho, onde a aeronave estava baseada e a autonomia limitada do helicóptero, foi planejado o envio rodoviário de combustível de aviação para a referida cidade, que fica a 400 quilômetros de Porto Velho, Assim, a aeronave pode pousar na cidade para desembarcar o indígena e receber o reabastecimento.

Além disso, foi necessário solicitar o apoio de um médico emergencista voluntário, Júnior Beloti, do Samu, para acompanhar a missão. Ao chegar na aldeia, o indígena apresentava sangramento gengival e fortes dores, sendo então conduzido para Lábrea, onde recebeu o tratamento médico inicial. É importante ressaltar que, essa foi uma ação que destaca a importância da prontidão e colaboração entre diferentes instituições e profissionais para salvar vidas em situações de emergência, especialmente em áreas de difícil acesso.


Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Governador Marcos Rocha destaca investimentos na formação de novos sargentos da PMRO

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Rondônia celebrou a formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024-II, em Cacoal, onde

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

Governo de Marcos Rocha fortalece saúde e segurança com ações e investimentos estratégicos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem reforçado ações implementadas de forma efetivas em áreas prioritárias, como saúde e segurança pública, d

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Formatura de novos sargentos da Polícia Militar comprova compromisso do governador Marcos Rocha com a Segurança Pública

Durante a cerimônia de formação de novos sargentos da PMRO, o governador Marcos Rocha reforçou o compromisso com a valorização das forças de Seguran

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta terça-feira (1º), o Decreto nº 20.879 que regulamentando a Lei Complementar nº 1.003, de 7 de março de 202

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)