Quarta-feira, 23 de agosto de 2023 - 06h05
Os números são atuais. Na Rondônia de
cerca de 1 milhão e 582 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, temos
ainda cerca de 90 analfabetos, daqueles que não sabem ler nem escrever. Neste
contexto, não estão computados os muito outros milhares, entre os chamados
analfabetos funcionais, que sabem apenas ler e escrever o próprio nome e pouco
mais que isso. No país inteiro, cerca de
10 milhões de pessoas ainda vivem na escuridão do analfabetismo absoluto. E
outros 38 milhões, ou seja, 18,7 por cento da nossa população próxima a 204
milhões de almas, mal sabem escrever o próprio nome; não conseguem ler uma
frase completa; não interpretam um texto e, pior ainda, são facilmente
manobráveis por políticos que os dominam, neste gigante adormecido. Em pleno
Século 21, da Inteligência Artificial e da busca de vida em outros Planetas,
uma parcela importante do nosso povo ainda vive sob o manto da ignorância.
Rondônia cresce em todos os setores, mas ainda peca neste quesito, com um
percentual muito alto (apesar de menor do que a média nacional de 6,1 por cento
de analfabetos). Mas como somos destaque em vários setores, do agronegócio ao
pleno emprego, estamos ainda devendo programas urgentes para inclusão social
destes quase 90 mil que continuam sob a ditadura da ignorância absoluta. Temos
ainda 5,7 por cento de analfabetos.
Piores do que nós, na região norte (em termos percentuais sobre suas populações), estão Acre (8,5%), Pará (7,5%) e Tocantins (7,2%). À nossa frente, Amazonas (5,1%), Roraima (4,6%) e Amapá (5,1%). Com relação às regiões do país, recente pesquisa realizada entre as pessoas com 15 anos ou mais, o Nordeste tem o maior percentual de analfabetos (13,9%); o Norte tem 7,6%; o Centro-Oeste, 4,9%; e as regiões Sul e Sudeste têm as menores taxas: 3,3%. Piauí, com 15 % e Maranhão com 14,6 por cento têm os piores índices do país. Santa Catarina, com 2,1 por cento, é o melhor, neste quesito. Enfim, temos ainda milhões de brasileiros vivendo nos séculos da escuridão, enquanto parte dos brasileiros já pensa no século 22. Trágico!
CORAÇÃO DEU SUSTO E PRECISOU SER CONSERTADO. BAGATTOLI SE
RECUPERA DEPOIS DE CIRURGIA EM SÃO PAULO
Cinco dias depois do susto, o senador Jaime Bagattoli continua internado em Brasília, depois de ser internado e sofrer uma cirurgia de emergência no coração, felizmente, segundo os boletins médicos, muito bem sucedida. Bagattoli começou a passar mal na manhã de sábado. Foi levado imediatamente para São Paulo, internado, paciente de diversos exames e, após os resultados, os médicos decidiram pela cirurgia corretiva. Não tivesse tido atendimento rápido, o senador rondoniense correria sérios riscos. Aos 61 anos, com grande vitalidade e uma força incomum de trabalho, esse ex-caminhoneiro que se transformou num dos maiores empresário do agronegócio de toda a região norte surgiu para a política em 2018, quando concorreu ao Senado, trabalhando praticamente sozinho e, por pouco, não tira a cadeira do duas vezes Governador e hoje senador Confúcio Moura,. Quatro anos depois, contra todos os prognósticos e prejudicado por pesquisas que o colocam na última posição entre os concorrentes, elegeu-se senador por Rondônia. Não se sabe ainda se Bagattoli se afastará do cargo até ficar totalmente recuperado. Seu suplente é o Pastor Sebastião Valadares Neto.
DEPUTADOS FAZEM
ITINERANTE EM MACHADINHO DO OESTE, DURANTE FEIRA DE AGRONEGÓCIO DA REGIÃO
Será nesta quinta-feira, dia 24, mais uma edição com sessão extraordinária da Assembleia Legislativa fora da sua sede, em Porto Velho. Uma nova sessão itinerante do parlamento estadual está agendada para Machadinho do Oeste. O evento faz parte da programação oficial da quarta edição da Agroshow, a feira agropecuária da cidade, que movimenta toda a região e que cresce a cada ano que passa. A feira vai até o domingo, dia 27, no Parque de Exposições da Associação dos Agropecuaristas de Machadinho. A proposta da itinerante, feita pelo deputado Laerte Gomes, foi aceita por unanimidade na Casa, inclusive com o total apoio do presidente Marcelo Cruz, que desde o primeiro momento considerou significativa a presença dos deputados rondonienses num evento regional de tal importância. Marcelo Cruz, aliás, destacou a feira e sublinhou a oportunidade para produtores rurais e empresários fazerem bons negócios. Para a Assembleia, fez questão de ressaltar, “é uma oportunidade inigualável para os que os deputados estejam ainda mais próximos da população. Durante a feira, a Escola do Legislativo da ALE estará oferecendo vários cursos. A primeira reunião itinerante da atual legislatura foi em maio, em Ji-Paraná, durante a Rondônia Rural Show.
DETRAN FAZ PARCERIA COM PROJETOS SOCIAIS DO ESTADO E VAI
FACILITAR ATÉ A HABILITAÇÃO PARA QUEM NÃO TEM COMO PAGAR
As ações sociais do Estado ganharam um reforço e tanto: a partir de agora, a secretária e primeira dama Luana Rocha, que deu novos contornos a uma bem sucedida série de serviços sociais na Secretaria que comanda, terá o importante apoio d Detran. Num encontro com o diretor-geral do órgão, o ex-deputado federal Léo Moraes, foram alinhavadas medidas que serão tomadas em conjunto, para beneficiar a parte mais carente da população. Uma delas, pode estar ligada ao acesso facilitadas às carteiras de habilitação, para quem tem dificuldades financeiras para conseguir o documento pelos caminhos normais. A proposta básica do pacote de apoios do Detran à SEAS e seus projetos sociais, “é facilitar o acesso e ampliar os benefícios das políticas do setor do Governo do Estado, destinadas às pessoas em situação vulnerável” destaca Luana Rocha. A primeira dama acrescenta que o alinhamento com o Detran , “é muito importante para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito para garantir a proteção social aos cidadãos no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos, como o “Mamãe Cheguei”, “Rondônia Cidadã”, “Mulher Protegida” e muitos outros, que têm melhorado a qualidade de vida em Rondônia”. Os detalhes dos projetos em parceria, serão anunciados em breve.
PARTIDOS PROCURAM
EMPRESÁRIO TITO CORDEIRO E O QUEREM COMO NOME PARA A PREFEITURA DA CAPITAL
Quando 2024 se aproxima, mais as eleições municipais entram em pauta. Em Porto Velho, há uma dúzia, pelo menos, de nomes viáveis. Todos de olho na cadeira de Hildon Chaves. Nesta relação, que continua aumentando, surge agora uma surpresa, um novo personagem que, ao menos até há poucod, embora o sucesso na vida empresarial, não havia se envolvido com a possibilidade de entrar numa disputa eleitoral. O empresário Tito Cordeiro, que comanda a rede Federal Burger, foi surpreendido, dias atrás, com as visitas de representantes de pelo menos três partidos, o convidando para ingressar na vida pública e como pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho. Argumentos não faltaram. Seus visitantes lembraram o grande sucesso dele como empreendedor; o fato de ser reconhecido por suas múltiplas ações sociais, que beneficiam centenas e centenas de pessoas e, ainda, por ser um nome aceito em vários segmentos da comunidade porto-velhense. Por enquanto, Tito Cordeiro apenas analisa o que tem ouvido e não tem decisão tomada, até pelo pouco tempo do acontecido. Não é sua intenção entrar para a vida pública, mas ouve com atenção os convites que tem recebido. Contudo, mais à frente, decidirá se aceitará o canto da sereia que a política representa ou se optará por manter-se como um empresário de sucesso no comércio e no agronegócio. Mas que é personagem que traria ares de novidade para nossa política, não há dúvida.
SOB
COMANDO DE HIRAN GALLO, QUASE 400 MIL MÉDICOS BRASILEIROS PARTICIPAM DE ELEIÇÃO
DOS CONSELHOS REGIONAIS
O rondoniense Hiran Gallo tem marcado seu mandato no comando do Conselho Federal de Medicina de forma a dar, em cada ação, ainda mais orgulho ao seu Estado, pela liderança que conquistou junto a mais de meio milhão de médicos brasileiros. Recentemente, uma eleição para escolha dos presidentes de Conselhos Regionais de Medicina de todo o Brasil, envolveram nada menos do que 391.941 médicos, representando quase 78 por cento de todos os que estavam, habilitados a exercerem o direito. Foi um recorde histórico, com tantas participações, para que fossem escolhidos aqueles que vão representar a categoria em cada um dos Estados da Federação. “Essa participação em massa tornou a eleição verdadeiramente grandiosa, conferindo legitimidade e representatividade às futuras ações que tomaremos. Em todo esse processo, nossos conselheiros, funcionários e assessores não mediram esforços para encontrar soluções que transformassem essa eleição em um exemplo de modernidade, transparência e segurança”, comemorou Hiran Gallo, no pós processo eleitoral. Afirmou ainda que “esse mesmo esforço foi replicado em todos os estados, unindo o Sistema de Conselhos de Medicina em uma meta comum, a qual superamos com dedicação e responsabilidade”. Em Rondônia, a presidência do Conselho Regional ficará com a médica Ellen Santiago, reeleita, que permanecerá no cargo até 2028, como os demais conselheiros.
ROCHA ANTECIPA
SALÁRIOS: FUNCIONALISMO TERÁ GRANA NO BOLSO, PARA URTIR A EXPOVEL QUE COMEÇA
NESTA QUARTA
Seis dias antes! Agosto só
termina na quinta-feira que vem, mas o
funcionalismo rondoniense vai receber seu salário já nesta sexta-feira, dia 25.
A boa notícia foi dada pelo próprio governador Marcos Rocha, em vídeo divulgado
nas redes sociais. Os mais de 250 milhões de reais que entram na economia do
Estado, de forma antecipada, segundo Rocha, “é possível graças a uma gestão financeira
equilibrada”! Ele aproveitou para
vender o peixe da Expovel, a feira que
está voltando ao Parque dos Tanques e que, desta quarta-feira até o domingo,
terá sua programação especial. “Os
salários de agosto vou antecipar para o dia 25, sexta-feira. Isso é benção para
os servidores e também para a nossa economia. Então, aproveitem a Expovel, essa
grande feira do agronegócio e da pecuária do nosso Estado”, afirmou no vídeo.
Ou seja, o convite é para que os servidores com seu dinheiro no bolso, possam
também usufruir de todas as atrações que a feira proporcionará. Aliás, outro
destaque é que todos os shows da Expovel serão gratuitos, bancados pelo governo
rondoniense e por vários deputados da Assembleia Legislativa, que utilizaram
emendas de sua autoria para apoiar a exposição, que volta depois de mais de uma
década.
INCÊNDIOS FLORESTAIS E DESMATAMENTO DIMINUEM EM RONDÔNIA, SEGUNDO DADOS
OFICIAIS DO GOVERNO
Dependendo da fonte, o desmatamento aumentou ou diminuiu na Amazônia. Dependendo da fonte, as queimadas aumentaram ou diminuíram. Com tantos interesses envolvidos, com ONGs mandando e desmandando na região e, obviamente, determinando o que é verdade ou não, o cidadão comum não sabe em quem acreditar. Os ecochatos radicais e seus parceiros, apresentam sempre números superlativos, tentando impor a ideologia de que a floresta deve ficar livre de seres humanos, mesmo que haja 20 milhões deles vivendo por aqui. Em Rondônia, contudo, há que se dar crédito aos números fornecido pelo governo do Estado, com relação às queimadas e aos incêndios florestais. Embora em algumas áreas (como recentemente em Jaru) haja ainda grande destruição por causa de queimadas criminosas, na região de Porto Velho observa-se sim uma diminuição acentuada delas. Em todo a Rondônia, entre janeiro e agosto, o total de incêndios caiu de 1.543 ocorrências para 894, o que significa uma redução de cerca de 72 por cento. Outro dado alentador é que o desmatamento, que é a retirada da vegetação nativa para prática de atividades produtivas, caiu 60 por cento no Estado.
PERGUNTINHA
Qual sua opinião sobre a série de denúncias contra o ex-presidente Jair
Bolsonaro: é tudo merecido ou apenas pura vingança dos seus adversários dos
diferentes poderes?
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr