Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Sabatinas na SICTV e três debates nas duas semanas decisivas em Porto Velho vão ajudar o eleitor a decidir


Sabatinas na SICTV e três debates nas duas semanas decisivas em Porto Velho vão ajudar o eleitor a decidir  - Gente de Opinião

Apenas 14 dias! É o que falta para a decisão de quem será o novo Prefeito de Porto Velho ou se será uma Prefeita. A reta final da campanha promete ser intensa, cheia de emoção e uma disputa acirrada pelo voto. Mariana Carvalho e Léo Moraes terão novas oportunidades de falar diretamente com o eleitor. A começar nesta segunda-feira, dia 14, quando a candidata de 12 partidos vai ser sabatinada pelos Dinossauros Everton Leoni, Beni Andrade e Sérgio Pires. Na terça, dia 15, será a vez de Léo Moraes. As sabatinas começam às 17h50 na SICTV/Record e duram uma hora cada. Já na quinta-feira, dia 17, acontece o primeiro debate entre os dois finalistas na Capital. O debate será promovido pelo Grupo SBT e ambos já confirmaram presença. Outro, entre os mais importantes, porque sempre tem sido decisivo, acontece neste sábado que vem, na SICTV. No horário nobre, Mariana e Léo vão se confrontar, num debate com regras diferentes, em que ambos terão tempos e espaços iguais para responder perguntas, dar respostas, questionar um ao outro e, certamente, o telespectador terá todas as condições de definir seu voto. O último confronto está a princípio agendado para a outra sexta-feira, dia 25, depois da novela, na Rede Amazônica/Globo. Afora isso, há ainda o horário eleitoral gratuito, que começou nesta última sexta-feira, quando os dois começaram evitando ataques, mas priorizaram falar de suas histórias e propostas.

É uma eleição das mais complexas. No primeiro turno, Mariana teve 47 mil votos a mais que Léo e este é o primeiro e enorme desafio do ex-diretor do Detran e ex-deputado federal: tirar toda esta distância nas urnas. A campanha de Mariana continua forte, mas a de Léo deve dar um salto nestes últimos dias, em função dos apoios que vem recebendo. Ambos têm buscado o aval de lideranças e, até agora, neste quesito, o quadro está equilibrado. Mariana tem a seu lado o governador Marcos Rocha e o  prefeito Hildon Chaves, entre outros, enquanto Léo o tem de Fernando Máximo e outras personalidades importantes a nossa vida pública. Depois de uma campanha pífia no primeiro segundo, a reta decisiva da campanha está começando a ferver. Em duas semanas saberemos se Mariana será a primeira mulher a governar Porto Velho ou se Léo Moraes manterá o domínio masculino na maior Prefeitura do Estado. Emoção não vai faltar!

 

CÉLIO LOPES JÁ TERIA PROMETIDO APOIO À MARIANA CARVALHO, MAS SÓ VAI AOFICIALIZAR NESTA SEGUNDA

Para que lado vai Célio Lopes? Até a noite da sexta-feira, ele dizia que ainda não havia decidido. Na verdade, não tinha anunciado oficialmente, mas já teria garantido que iria apoiar a candidata melhor colocada no primeiro turno, na disputa contra Léo Moraes. Na manhã deste sábado, ele confirmou que na segunda-feira, também conhecido como dia 14, ele vai receber a imprensa e, numa coletiva, anunciar publicamente sua decisão. O acordo com Mariana j á está fechado e ninguém se surpreenda que, caso ela seja eleita, o jovem advogado dos 29 mil votos esteja na futura equipe de governo. Do alto da sua expressiva votação, Célio surgiu como uma nova força política na cidade e, mesmo representando partidos de esquerdas, como o PDT e o PT, teve boa votação entre um eleitorado porto-velhense, que é em sua grande maioria conservador ou de direita. Seu apoio formal poderia significar um avanço importante para qualquer lado que ele fosse pender. Nos bastidores, se ouvia, há vários dias, que a tendência maior seria apoiar Mariana Carvalho, inclusive com notícias divulgadas em alguns sites, mas o próprio Célio Lopes não confirmara nada, ainda. Deve fazê-lo nesta segunda de manhã, em seu escritório. Na avenida Brasília, centro da Capital.

 

PT AVISA EM NOTA QUE NÃO APOIA NINGUÉM NO SEGUNDO TURNO E LIBERA SEUS MEMBROS PARA A ESCOLHA DE CADA UM

Enquanto Célio Lopes fica em cima do muro, ao menos oficialmente, o PT, partido que fez parte da sua Federação na disputa do primeiro turno, está fora do segundo. O Diretório do partido emitiu nota oficial, considerando que como os dois finalistas “são de direita”, o partido decidiu que não dará apoio formal a ninguém, liberando seus filiados e simpatizantes, para escolherem quem acharem melhor e que a escolha recaia, segundo a nota, “para o menos pernicioso para a Capital”. O partido enfatizou, na nota, que historicamente "sempre teve lado, o lado do Brasil e do povo, e nunca se omitiu na defesa da democracia", reforçando o compromisso com seus valores e princípios. O texto ainda faz referência à orientação da Comissão Executiva Nacional do PT, que recomendou o apoio a candidaturas em cidades onde há segundo turno contra candidatos de extrema direita. Nesta campanha, sem candidatura própria, os petistas se aliaram a Célio Lopes, que fez uma votação muito expressiva, certamente com o apoio da militância petista, mas evitou falar no nome do presidente Lula ou do seu governo, para não contrariar o eleitorado conservador de Porto Velho. Quem levantou a bandeira de Lula foi outro candidato, Samuel Costa, da Rede e do Psol, que acabou na lanterna da disputa.

 

MÁXIMO ANUNCIA 26 MILHÕES DE REAIS EM EMENDAS PARA A CAPITAL, A MAIOR FATIA PARA A ÁREA DA SAÚDE

Na atual legislatura, o destaque em recursos para Porto Velho, principalmente para a área de saúde, foi o deputado Fernando Máximo. Ele computou nada menos do que 26 milhões de reais em emendas, 10 milhões para a Prefeitura e 16 milhões para o Estado. Uma das principais entidades comtempladas foi o Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Trata-se de um serviço público que  atende crianças e adolescentes entre 5 a 16 anos e 11 meses. São pacientes acometidos por transtornos mentais, como é o caso de pessoas com transtorno do espectro autista e entre outras patologias, totalizando 5 mil cadastros na unidade, sendo uma média de 3.500 ativos. Máximo, que foi secretário de saúde do Estado durante a primeira gestão do governador Marcos Rocha; enfrentou uma pandemia, com resultados positivos; adquiriu um novo hospital para Porto Velho, que atende hoje centenas de pessoas, ao invés de gastar com caríssimos hospitais de campanha, acabou sendo eleito como o parlamentar mais votado entre as dezenas de concorrentes à Câmara Federal, com, mais de 85 mil votos. No parlamento, além da defesa de projetos que protegem a família e a produção, Máximo tem se esmerado em buscar recursos financeiros para a sempre carente área da saúde.

 

SONEGADORES NÃO PAGARAM 90 MILHÕES E FORAM PEGOS. AGORA, GASTARÃO MUITO MAIS E AINDA PODEM SER PRESOS

Mesmo com toda a tecnologia, com os avançados sistemas de fiscalização, que dão informações imediatas, há ainda empresários que tentam burlar o fisco e não pagar seus tributos em dia. É inacreditável que isso ainda ocorra, quando empresas respeitadas jogam seus nomes no rol do crime, tentando poupar algum dinheiro que, quando descobertas (e muito raramente não o são!) custam muito mais caro do que se tivessem cumprido com suas obrigações. Neste final de semana, depois de várias investigações, baseadas em dados concretos e informações oficiais, um grupo composto por membros do Ministério Público, Sefin, Polícia Civil e Procuradoria Geral do Estado, fez uma operação contra o que chamam de “organização criminosa”, acusada de ser responsável pelo não pagamento de pelo menos 90 milhões em impostos estaduais. Trata-se de um grande frigorífico, cujo nome foi omitido pelas autoridades e casas de carne, também conhecidas como açougues, que vendiam e compravam mercadorias sem nota, para se livrar do ICMS e outros tributos. Agora, o grupo vai responder por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ou seja, além de multas e risco de cadeia, ainda terão que pagar todos os impostos que sonegaram. Burros, acima de tudo!

 

SANTANA, O QUE RESOLVE ´PROBLEMAS INSOLÚVEIS, FOI UM DOS DESTAQUES NAS URNAS E É VEREADOR EM PORTO VELHO

Ele era considerado carta fora do baralho. Havia até apostas de que não conseguiria nem 500 votos. Mas a força de trabalho, de dedicação e de outa do dr. Santana, homem humilde, mas com atuação destacada no governo do prefeito Hildon Chaves, foi subestimada. “Quando houver uma missão que ninguém resolve, chame o dr. Santana que ele dá um jeito de solucionar”. A frase se torou famosa dentro da Prefeitura, onde Santana, um faz-tudo, com aval do Prefeito, colocava um ponto final em questões que pareciam serem insolúveis. Quando as urnas se abriram, no 6 de de outubro, se viu que o dr. Devanildo Santana estava entre os eleitos. Fez bem mais do que os 500 votos que seus adversários anunciavam como seu limite máximo. Conquistou exatos 2.765 votos, ficando na primeira colocação no seu partido, o PRD e vencendo figuras carimbadas da nossa política. Santana contou um pouco dessa sua batalha e da vitória conquistada, durante participação, nesta semana, no programa Papo de Redação, dos Dinossauros do Rádio, na Parecis FM. Chegou às lágrimas, ao agradecer aos eleitores e garantiu que fará um mandato que respeitará a todos os que nele acreditaram. Foi, portanto, mais uma missão aparentemente impossível que o dr. Santana cumpriu! 

 

PANE NO TREM DE POUCO CAUSA GRANDE SUSTO NO PREFEITO HILDON CHAVES. AVIÃO DESCEU SEM MAIORES PROBLEMAS 

Foi só um susto. Maus que susto! O pequeno avião que trazia para Porto Velho o prefeito Hildon Chaves, seu irmão e mais uma pessoa, além do piloto, sofreu uma espécie de pane no trem de pouso e houve momentos de grande perigo, até que a aterrissagem acontecesse sem maiores danos. O avião vinha do interior e quando se aproximou do Aeroclube, onde desceria, o piloto notou que o trem de pouso tinha algum problema. Avisadas as autoridades, caminhões do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e equipes de emergência foram acionados. Depois de várias tentativas, o piloto conseguiu fazer funcionar normalmente o equipamento de pouco e a aeronave desceu sem maiores problemas. Na reta final do seu segundo mandato, além do envolvimento total na campanha do segundo turno da sua candidata, Mariana Carvalho, Hildon Chaves também tem percorrido o interior, como presidente da Associação dos Municípios de Rondônia, a Arom. Ele está convidando prefeitos eleitos, reeleitos e os que estão em fim de mandato para participarem do grande evento que a Arom promove nos dias 7 e 8 de novembro próximo, em Porto Velho, com palestras e encontros para preparar os novos administradores e ajudar os que estão saindo para encerrarem seus mandatos com segurança e transparência. Enfim, foi só um susto para o prefeito da Capital. 

 

 

SHOPPING DE PORTO VELHO, O MAIOR CENTRO COMERCIAL DO ESTADO, FAZ FESTA PARA SEUS 16 ANOS 

Tem festa no Porto Velho Shopping, nos festejos dos seus 16 anos. Nos dias 26 e 27 deste mês de outubro, o maior cento comercial de Rondônia comemora avanços e inovações, apresentando eventos culturais, atrações para crianças e adultos, marcando sua presença no contexto da economia da Capital e do Estado com grande destaque. Com 140 lojas em seu lançamento, o Porto Velho Shopping se tornou um ponto de encontro para famílias, amigos e visitantes. A partir de 2013, o shopping passou por uma fase de expansão, trazendo ainda mais diversidade e opções para os consumidores. Após 16 anos, o superintendente Cássio Mendonça afirma que o Porto Velho Shopping continua a olhar para o futuro com planos de novas expansões e inovações. Em breve, o empreendimento contará com uma torre comercial, que integrará espaços corporativos, hotelaria e serviços de saúde. Para celebrar seus 16 anos, o shopping preparou uma programação especial gratuita nos dias 26 e 27 de outubro, que inclui shows de rock, espetáculos infantis, encontros de carros antigos e muito mais. Entre as atrações, Encontro de Carros Antigos; Espetáculo de Circo; Show de Rock;  Teatro Infantil e até Aulão de FitDance. Os eventos ocorrem no dia 26, um sábado e dia 27, o Domingo.

 

 

BRASIL PERDE O ÚLTIMO DOS HUMORISTAS DE UMA SAFRA QUE PROVAVELMENTE JAMAIS SE REPETIRÁ

O humor brasileiro já havia se transformado em uma ou outra ilha de criatividade e risos, depois que perdemos praticamente uma geração inteira de humoristas, como o maior de todos, Chico Anísio e outros do porte de Jô Soares, Costinha, Ronald Golias e tantos outros. Restou-nos um humor disfarçado, com piadas politicamente corretas, numa nova geração que dá até pena, às vezes, quando se comparada com os gênios do humor que já se foram. Neste sábado, foi o último que ainda restava de uma safra que, não se pode sequer imaginar, quando e se teremos outra igual. Ari Toledo morreu aos 87 anos, depois de alguns dias internados. Deixa uma lacuna insubstituível no humor brasileiro, com suas piadas simplórias por vezes, mas engraçadíssimas, quase todas. Seus shows, durante mais de 50 anos, sempre lotaram teatros, onde se ouviam risos sem fim por horas e aplausos a um artista inesquecível. Ary Toledo, que ficou famoso por uma música que retratava a fome do brasileiro, conhecido com o “comedor de Gilette”, lá nos anos 60. De lá para cá, encantou o Brasil com sua criatividade e milhares de piadas, sobre tudo e sobre todos. Não restou ninguém!

 

PERGUNTINHA

Quem você acha que irá indenizar o cantor Gustavo Lima, que chegou a ser condenado à prisão, numa ação da Polícia, Ministério Público e Judiciário que tomou conta da mídia e que, agora, ficou claro, inclusive por decisão do próprio MP, que ele não cometeu qualquer crime? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)