Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 - 06h32
Sabrina Craide
Agência Brasil*
Amsterdã - O número de turistas holandeses que visitam o Brasil caiu nos últimos anos e chegou a 73,1 mil em 2012. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) quer mudar esse quadro e incentivar a entrada de holandeses no Brasil, especialmente no ano que vem, quando o país sediará a Copa do Mundo.
“A Holanda é um país que está classificado, é um país apaixonado por futebol tanto quanto os brasileiros, a gente sente isso por parte dos holandeses”, disse o diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff, à Agência Brasil. A Embratur promove hoje (13), na capital holandesa, o evento Goal To Brasil – Encontros Brasileiros, com o objetivo de diversificar a oferta do turismo do Brasil na Holanda e proporcionar oportunidades de negócios entre os dois países.
“As ações que vamos fazer aqui, com este evento, mostrando outras opções de destino e lazer, ecoturismo, cultura, gastronomia, permite uma aproximação maior com o mercado e potencializa nossa possibilidade de crescimento, de entrada de holandeses no Brasil”, disse Michreff.
Ele avalia que uma das razões para a queda do número de turistas holandeses pode ser a falta de voos diretos entre os dois países e a concorrência de outros mercados. Na reunião de amanhã, três companhias aéreas participarão das rodadas de negócios, o que poder ajudar a melhorar o cenário.
“Já estamos trabalhando no Brasil para monitorar preços de passagens aéreas, de hotéis, para que o país não seja conhecido como um destino caro e vender uma imagem positiva”. Além disso, a crise econômica que afetou a Europa impactou na redução do número de turistas que viajaram ao Brasil.
Outra ação da Embratur para incrementar a ida de holandeses ao Brasil é a abertura dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) em Amsterdã para aproximar os agentes de turismo do mercado. “Por ser um mercado prioritário para a gente, também vai ser um fator que possibilitará enormemente o crescimento dessa demanda turística”, ressaltou o diretor da Embratur. O EBT também poderá retomar a captação de novos voos charter, o que pode ter contribuído para a redução do número de turistas no Brasil desde 2005.
Segundo Michreff, uma das preocupações dos holandeses em relação ao Brasil está relacionada à capacidade do país em promover os grandes eventos. “Mas a gente tem mostrado que estamos conseguindo cumprir todas as nossas metas, os objetivos traçados, a entrega dos estádios, as obras de infraestrutura e os investimentos em segurança”, diz, lembrando que o Brasil sediou recentemente a Jornada Mundial da Juventude sem nenhum incidente grave.
*A repórter viajou a convite da Embratur
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par