Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Brasileiros de menor renda estão viajando mais pelo país


  
Um levantamento feito pelo Instituto Vox Populi, encomendado pelo Ministério do Turismo, com 2.322 pessoas em 12 capitais, revela que o número de brasileiros que fizeram viagens nos últimos dois anos aumentou 83%, em relação ao total registrado entre 2005 e 2007. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Paulo Barreto, esse crescimento ocorreu pela maior participação no consumo de pessoas das classes C e D, de menor renda.

O percentual de pessoas que viajaram subiu dos 32% em 2007 para o atuais 58,8%. “Hoje temos uma nova classe média, que estava fora do mercado consumidor. Hoje não é mais só a classe A e B, a chamada classe média. Temos pessoas que aumentaram a renda e agora viajam”, afirmou Barreto.
O aumento de renda é reflexo do crescimento da economia brasileira nos últimos anos, sobretudo em 2007, e das melhorias no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, 35,5% das pessoas que viajaram nos últimos dois anos ganham até cinco salários mínimos e 61,1%, até dez salários mínimos. Os entrevistados com ganho acima de dez salários mínimos representaram 38,9% do total. O meio de transporte mais usado são os carros (41,8%), seguidos pelos aviões (33,5%) e ônibus (23,8%).

Entre os destinos preferidos, 64,9% escolhem as cidades de praia, principalmente as da Região Nordeste. A Bahia é o destino escolhido por 11,6% dos entrevistados. Os estados do Sudeste são a opção de 30,3% de quem viaja, sendo São Paulo o mais procurado (10,9%).

Outro dado importante é que 63,2% pagam à vista os custos das viagens, enquanto 36,8% preferem pagar a prazo. A pesquisa também informa que a maioria (78,3%) disse que faz a viagem por conta própria.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO).

Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos). 

Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo em destaque: Rondônia lança  Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)