Quarta-feira, 9 de agosto de 2017 - 08h16
O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participou na tarde de segunda-feira 07.08 de uma videoconferência promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o tema “Impactos da Economia Colaborativa” – nos segmentos de Alimentação, Transporte e Agências de Viagem.
O evento teve transmissão direta pelo canal do Youtube da CNC e contou com a exposição dos grandes experts no assunto. O foco do seminário foi o debate sobre as tendências e plataformas digitais desses três segmentos e suas utilizações para o desenvolvimento do mercado turístico, através da parceria com as estruturas já existentes.
O tema, muito atual e instigante, por isso mesmo polêmico, foi bem debatido em três painéis e lançou questões importantes para a reflexão do setor do turismo no Brasil. Questões como: economia colaborativa e inovação social; os desafios econômicos e sociais com o avanço tecnológico; a obsolescência das empresas em virtude desse avanço; novos modelos de negócios que estão surgindo e o futuro nada promissor de algumas profissões com a expansão do uso da inteligência artificial foram debatidas e expostas para a avaliação dos participantes.
“A Economia colaborativa, ou compartilhada, é hoje uma realidade. É um modelo econômico que já vem sendo amplamente utilizado porque obriga as empresas a se diversificarem e se especializarem em suas áreas, abrindo espaços para que outras se estabeleçam. É um sistema onde cada empresa atua como prestadora de serviço”, comentou o presidente do Conetur, Raniery Coelho.
Segundo ele, o turismo hoje em Rondônia precisa se adequar a essa nova realidade colaborativa se quiser participar desse promissor mercado. “Nosso Estado hoje precisa se inserir nesse contexto e a esse modelo de mercado. Já temos o principal que é nossa história e nossas belezas naturais. Precisamos agora mirar o futuro e criar essa rede de colaboradores”, ressaltou.
O seminário realizado na videoconferência, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC apresentou três painéis. Na abertura, palestra da profª e dra. Dora Kaufman, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Redes Digitais Atopos ECA/USP e pós-doutora pela Coppe-UFRJ, introduziu o tema dos novos cenários com a tecnologia digital e impactos no turismo.
Segundo Kaufman, o tema colaboração na economia não é novo. “Desde os primórdios o homem vive em colaboração”, ressaltou. A doutora explicou que o componente inovador dos tempos contemporâneos é o uso cada vez mais avançado da tecnologia nos negócios, com a inteligência artificial e a robótica impactando os mercados tradicionais.
O primeiro painel debateu as tendências para a alimentação fora do lar e contou com a presença dos presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RJ), Roberto Maciel, e do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro De Lamare.
O segundo levou à mesa as tendências para o transporte e para as agências de viagem e teve a participação de Edmar Bull, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Paulo Resende, da Amadeus e Jorge Pontual, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).
Já o terceiro debate girou em torno das políticas públicas que podem ser formuladas para fomentar a inovação, com participação do colunista do jornal O Globo Pedro Dória, de Manuela Yamada, da OuiShare, e do deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par