Sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 18h50
A grande movimentação de turistas por Cuiabá durante o período da Copa do Mundo tem colaborado diretamente para um aumento significativo nas vendas no comércio da cidade. De acordo com o presidente da Associação de Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, João Batista, o incremento chega a ser superior a 40%. Na loja dele, no calçadão da Rua Ricardo Franco, o estoque repleto de modelos, roupas e adereços nas cores verde e amarela, zerou.
"Já mandei buscar mais produtos. O Centro Histórico é uma região turística, todos passam aqui e compram alguma coisa. Os chilenos, principalmente, fizeram a festa nas lojas do calçadão. O visitante anda no centro e favorece todo mundo", comemorou.
Pelos shoppings da cidade, a maciça presença de turistas tem animado os proprietários dos estabelecimentos. No Pantanal Shopping, a estimativa é de que o faturamento nas lojas e praça de alimentação tenha aumentado em mais de 20%, afirma a gerente de marketing do centro comercial, Cíntia Tristão. Segundo ela, grande parte dos turistas que tem circulado pelo shopping é formada por estrangeiros. "Eles chegam para retirar o ingresso e aproveitam para comer e fazer compras. É só andar por aqui para ver chilenos, coreanos, japoneses, ingleses, americanos, russos”, diz.
A forte presença de turistas tem contribuído também para um aumento expressivo na procura por roteiros turísticos em todo o estado de Mato Grosso. O diretor executivo da Eco Turismo Cultural – uma das mais tradicionais agências de turismo da Chapada dos Guimarães –, Lui Belfort, ressalta que o aumento na busca por roteiros durante o período da Copa, em determinadas ocasiões, foi de mais de 150%.
Segundo ele, o interesse dos turistas não se restringe às regiões da própria Chapada dos Guimarães - um dos principais pólos eco-turísticos de Mato Grosso -, mas há também uma grande procura por outros destinos, como o Pantanal. Segundo Lui, a expectativa é de que, com a proximidade da chegada de um bom número de turistas japoneses e, principalmente, colombianos a Cuiabá, em razão da partida entre os países marcada para o próximo dia 24, haja novamente um grande incremento na busca pelas belezas do estado.
O segmento hoteleiro de Cuiabá e arredores é outro que, estimulado pelo fator Copa, vem registrando bons números. Desde o início do mês, a rede hoteleira tem trabalhado com lotação máxima, conforme aponta o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso (SHBR-MT). Além disso, estabelecimentos como bares e restaurantes têm registrado aumentos inéditos nas vendas.
Em alguns lugares, o aumento chegou a ser de 200%. O que fez com que, em dados momentos, como na comemoração chilena diante da vitória de "La Roja" contra a seleção australiana, faltasse cerveja em bares renomados da cidade.
Conforme uma projeção de movimentação e gastos de turistas durante a Copa do Mundo, feita pelo Ministério do Turismo, estima-se que cerca de 172 mil visitantes devem passar por Cuiabá no período da competição. De acordo com estudo, os turistas devem injetar na economia cuiabana aproximadamente R$ 311 milhões.
Dados da Embratur apontam que, em todo o país, a Copa do Mundo FIFA 2014 está gerando cerca de 1 milhão de empregos. O número de postos de trabalho criados pelo Mundial equivale a mais de 15% dos 4,8 milhões de empregos formais registrados ao longo do governo da presidenta Dilma Rousseff.
Do total de vagas de emprego relacionadas à Copa, 710 mil são fixas e 200 mil são temporários (todos com carteira assinada), segundo o presidente da Embratur, Vicente Neto, que classificou os números como extremamente significativos, durante uma entrevista coletiva realizada no Centro Aberto de Mídia João Saldanha, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
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