Sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 16h14
O novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador ainda não foi inaugurado, mas já está recebendo turistas que chegam à Bahia para curtir a Copa do Mundo. Construído no centro da cidade, às margens da Baía de Todos-os-Santos, o novo equipamento receberá cerca de quatro mil mexicanos no dia 28 de junho, que já passaram por Recife, Fortaleza e Natal.
Com 95% das obras concluídas, o terminal foi submetido ao primeiro teste no início do mês. Um navio vindo de Miami com 4,3 mil passageiros desembarcou no local e os órgãos federais de fiscalização e de segurança puderam realizar os procedimentos em solo e também na embarcação.
Os turistas também foram recepcionados pelas tradicionais baianas, que distribuíram sorrisos e milhares fitinhas do Senhor do Bonfim. A ação de boas-vindas foi promovida pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), que já está preparando uma recepção bem típica para os mexicanos. “Temos aqui a Polícia Federal integrada com a Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e o processo de receptivo com a Bahiatursa”, afirmou o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças.
Segundo a Codeba, o 1º piso do terminal será destinado a recepcionar principalmente os turistas, mas boa parte da estrutura também foi pensada para atender a população soteropolitana, com serviços de gastronomia, cultura e lazer. O governo federal investiu recebeu R$ 36 milhões nas obras do equipamento, que terá condições de atender mais de 20 mil pessoas por dia.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, ressaltou as melhorias na recepção dos primeiros visitantes do novo terminal. “Nós recebíamos aqui os turistas vindos de cruzeiros de uma forma totalmente inadequada. Não tínhamos o terminal, eles chegavam e ficavam no meio da rua. Agora você tem todo atendimento da área de alfândega, de Polícia Federal, vão ter lojas. Ou seja, extremamente mais confortável”, destacou.
“A cidade também ganha porque, com a derrubada daqueles armazéns do Porto, você vai abrir a cidade, a Avenida da França vai se abrir para o mar. Ali a gente vai enxergar o Forte de São Marcelo, a gente vai enxergar o mar e no ponto de vista de ventilação e aeração a gente também ganhou muito”, acrescentou o governador.
O projeto executivo do equipamento ficou sob responsabilidade do governo estadual, enquanto o projeto básico foi elaborado pelo município e a execução das obras está sendo coordenada pela Codeba. O Governo da Bahia ainda aguarda a abertura de uma licitação da Secretaria dos Portos da Presidência da República para definir a concessionária que vai operar o terminal.
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par