Quinta-feira, 7 de julho de 2016 - 05h03
Tradicionais no estado, as feiras agropecuárias atraem público de todo o Brasil para conferir as festas que contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de animais e máquinas, além da divulgação da gastronomia rondoniense.
Para mostrar todo potencial do agronegócio de Rondônia, que é destaque no restante do País, com a produção de soja, pecuária e piscicultura, os representantes do setor público e iniciativa privada realizam as feiras agropecuárias, que todos os anos, além de movimentar a economia com visitantes do próprio estado, atraem também um público de outras regiões.
As exposições agropecuárias constituem o maior circuito de negócios e oportunidades para o turismo no interior do estado, com destaque para as tradicionais feiras em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, que recebem público, conjunto, verdadeiras multidões todos os anos, das próprias cidades e turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor. As feiras agropecuárias são, ao mesmo tempo, uma oferta de turismo de negócios, turismo rural e cultural, favorecendo principalmente a modalidade de “turismo doméstico” (em que visitantes do próprio estado constituem o público principal).
Para facilitar os preparativos, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) disponibilizou a data de algumas dessas exposições, confira:
A 31ª edição da Expovil, que acontece no Parque de Exposições em Vilhena, acontece dessa quarta-feira (6) e segue até domingo (10). Serão cinco noites de festa, com quatro shows, além de prêmios, rodeio profissional, montaria em touros, prova de laço, prova de tambor e várias outras atrações.
Em Ji Paraná, a programação da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expojipa) inicia no próximo sábado (9) e segue até o dia 17, com shows, rodeios, leilões, palestras, sorteio de prêmios e workshop.
Em Ariquemes, a Associação dos Pecuaristas do município estima receber mais de 250 mil visitantes a partir do dia 23 de a 31 deste mês. A Exporari é tida como a maior exposição agropecuária do Norte do Brasil. Além da programação cultural (que inclui shows e rodeios), o objetivo é atrair investidores do agronegócio de todo País, além de expor as últimas novidades do setor rural.
De 10 a 14 de agosto acontecerá 18ª Expoac, a Exposição de Cacoal, com shows, rodeios e leilões. Além da pecuária, Cacoal é o grande destaque em Rondônia na produção de café. A cidade oferece uma excelente estrutura receptiva para o turismo e a Expoac contribui para solidar a boa imagem da cidade.
Já em Porto Velho, acontecerá de 24 a 28 de agosto a 2ª edição da PortoAgro. Outras feiras, em cidades como Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Colorado d’Oeste, formam um circuito turístico importante para Rondônia, que segue até o mês de outubro.
Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par