Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 18h15
A II Expedição Interoceânica ‘Do Atlântico ao Pacífico’, que partiu do Porto de Santos-SP no dia 15 de novembro e seguirá até Matarani, cidade portuária banhada pelo Oceano Pacífico, na costa sul do Peru, chega a Ouro Preto do Oeste na manhã desta terça-feira, dia 20.
Em Ouro Preto do Oeste, a recepção à comitiva que saiu do oceano Atlântico e vai até o Pacifico será no Gabinete do prefeito Alex Testoni. A equipe do Gabinete do deputado estadual Jaques Testoni prepara atividades que começa na cidade e vai ao parque do morro Chico Mendes. Autoridades, e os clubes de voo livre e de motocross recepcionarão a comitiva da Expedição.
Um balão, com altura de prédio de dez andares, integra a comitiva, foi erguido em São Paulo e será içado nesta segunda-feira, na praça Barão do Rio Branco, em Cáceres, no Mato Grosso. A ação é da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) com as secretarias estaduais de turismo de cinco estados, incluindo Rondônia.
Várias autoridades estão presentes na comitiva, entre elas: a secretária de Turismo e Lazer do Acre, Ilmara Rodrigues Lima, o embaixador do Peru no Brasil Jorge Bayona e o cônsul do Peru no Acre e Rondônia, Jesus Carranza, com os organizadores da Expedição, Oswaldo Xavier Dias e o balonista Cassiano Marques. Em Santos, os participantes encheram um reservatório de água do Oceano Atlântico para ser levado e despejado no Pacífico, no porto de Matarani, no dia 27. O ato simbolizará a união dos dois oceanos por meio da 2ª Expedição Interoceânica.
No total de 150 motociclistas que saíram de Santos a expedição passará por Ouro Preto do Oeste com aproximadamente 20 motociclistas que irão até Matarani no Peru, passando por cinco Estados brasileiros – Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, percorrendo por municípios dos dois países pela rodovia interoceânica.
A expedição tem o objetivo de promover a integração dos países envolvidos, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando do leste a oeste do continente sul-americano, com destaque para o percurso pela BR-364, BR-317 e Carretera Interoceânica – estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.
A realização da expedição é do Grupo Star e do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer. A organização e a promoção turística são da EME Amazônia, com apoio de várias prefeituras, como a de Ouro Preto do Oeste, a de Santos, de São Paulo, Araçatuba, Campo Grande, Coxim, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Cáceres, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco. A expedição chega a Rio branco no dia 23, no Palácio Rio Branco, e de lá segue para Brasiléia e Peru.
Fonte: Rafaela Schuindt MTB/RO 977
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par