Domingo, 28 de novembro de 2010 - 08h21
A proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Rio 2016 irá implementar importantes mudanças no país, sobretudo no setor hoteleiro. A pedido do Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) desenvolve o Regulamento de Avaliação da Conformidade para o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, a partir das considerações do setor hoteleiro, da sociedade e partes interessadas feitas durante as oficinas realizadas para cada tipo de meio de hospedagem e durante o período de consulta pública. O regulamento deve ser disponibilizado até dezembro de 2010, quando o Inmetro publicará a Portaria com o Requisito de Avaliação da Conformidade, que visa a alterar a matriz que classifica por estrelas, possibilitando competitividade justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliar os turistas em suas escolhas. O novo sistema de categorização de acomodação será de adesão voluntária. Para solicitar a nova classificação, o meio de hospedagem deve estar em situação regular no Cadastur, Sistema do Ministério do Turismo.
“Hoje são cerca de 15 mil meios de hospedagem no país, mas apenas sete mil são cadastrados. Não há um padrão. Queremos colocar o Brasil como um dos principais pontos turísticos do mundo, até mesmo para eventos internacionais. Para isso, precisamos expandir, melhorar a qualidade dos serviços e regularizar o setor. O turista vai poder pagar pela escolha dele e não mais ser surpreendido. Já consolidamos os comentários da consulta pública com a Comissão Técnica e o regulamento final será publicado até o final do ano”, resumiu Luciane Lobo, analista da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade e uma das responsáveis pelo Programa.
A nova classificação traz novidades na tipologia, dividida em sete categorias: hotel; hotel fazenda; hotel-histórico; pousadas; flats; resorts; e cama e café (hospedagem domiciliar). Os meios de hospedagem serão identificados por estrelas, de uma a cinco – Sistema extinto em 1997 e que agora será aplicado até mesmo às pousadas –, e deverão atender a itens obrigatórios e eletivos (flexíveis). O Sistema foi construído após a análise da experiência em 24 países, além da participação de empresários, acadêmicos e a sociedade civil, inclusive no período de consulta pública.
Três conjuntos serão considerados na avaliação: infraestrutura – como tamanho do quarto e da cama, banheiros, elevador; serviços – como recepção, internet, lavanderia e piscina; e sustentabilidade, nos aspectos relacionados com meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede.
Os proprietários podem se submeter ao processo de classificação mediante a cadastro prévio no site do MTur (www.turismo.gov.br) com informações sobre o estabelecimento. Solicitação realizada, o representante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro no estado irá ao local conferir e avaliar a estrutura – todos os órgãos da Rede já receberam treinamento específico para desenvolver esta avaliação. A classificação do empreendimento terá validade de três anos.
Hotel modelo no Campus
Além dos Sistemas de Classificação dos Meios de Hospedagem para o MTur, o Inmetro também está em fase preliminar de elaboração do projeto do Hotel Conceito, no Campus de Laboratórios, em Xerém. O hotel será construído em uma área de 7 mil m² e vai apresentar modelos de todos os tipos de hospedagem. O espaço servirá de laboratório para novos empreendedores do setor que queiram conhecer o padrão de qualidade. Ali, poderão ver as acomodações adequadas para adaptar seus negócios aos requisitos do novo modelo de classificação.
Fonte: Rafael Cavalcanti / www.cdn.com.br
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par