Sábado, 28 de maio de 2016 - 14h20
Uma das atrações da quinta edição da Rondônia Rural Show, feira de agronegócios que acontece em Ji-Paraná até este sábado (28), é a oficina de gastronomia e filetagem de pescado. A capacitação é oferecida pelo Sebrae para cozinheiros, donos de bares, restaurantes e hotéis da região. Ao todo, 25 pessoas aprendem diariamente os segredos da culinária à base de espécies nativas da região como tambaqui e pirarucu.
Pelo segundo ano consecutivo, a chefe de cozinha Cléo Rossetti é a instrutora da oficina. Professora de gastronomia em várias instituições de ensino superior se diz apaixonada por Rondônia, aonde desde 2006 vem ministrando capacitações e consultorias sobre culinária. Desta vez, trouxe material didático exclusivo com receitas de pratos para fazer com os dois peixes mais consumidos no Estado.
“A intenção dessa oficina é mostrar para o dono de um pequeno negócio culinário que ele pode fazer muito mais que só costelinhas, assados inteiro ou frito inteiro. Estamos desenvolvendo uma grande diversidade de novas opções como bolinhos, nuggets, sushi, sashimi, molhos, em fim, produtos que vão fazer a diferença em qualquer cozinha”, explica.
Além da confecção de pratos, o que vem chamando a atenção na oficina, são as técnicas de aproveitamento do pescado e também de filetagem, ou seja, fazer tiras finas com a carne do peixe. Cléo também explicou o passo-a-passo para retirar a maioria das espinhas do tambaqui e também a extração da polpa. O reaproveitamento, lembra, acontece até com o couro.
“Hoje não se perde nada dessas duas espécies. Quem aprende a fazer esse aproveitamento ganha duas vezes: na economia de material e da diversificação de novos produtos”, enfatiza.
O empresário Gleizer Castanheiras, dono de um restaurante de comidas orientais em Ouro Preto do Oeste, é um dos participantes da oficina. Entusiasta do trabalho do Sebrae na região, disse que está sendo repassado pela chefe será vital para o crescimento de seu negócio.
“Sabíamos fazer muitos pratos, mas essa filetagem, a retirada dos espinhos e demais técnicas de processamento, de aproveitamento e de cortes nós ainda não sabíamos. É isso que é importante. A partir dessa capacitação vamos agregar mais valor aos nossos produtos e diversificar ainda mais. Queremos levar essa oficina para nossa região, que tem um potencial turístico especial”, argumenta.
Para saber mais sobre a Rondônia Rural Show e sua programação, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
Fonte: Denis Farias
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par