Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Pirarucu Rondon é apresentado ao Brasil no Programa Bem Estar


 Pirarucu Rondon é apresentado ao Brasil no Programa Bem Estar - Gente de Opinião

Quase três anos após ser lançado, o Pirarucu Rondon, prato genuinamente criado em Rondônia, e reconhecido pelo Governo do Estado e Ministério do Turismo, começa a ficar mais popularizado nacionalmente. A receita já foi apresentada nas grandes cozinhas do País, nos grandes eventos gastronômicos do setor turístico e hoteleiro, mas agora está ficando mais notado e requisitado em programas de televisão.

Na manhã de terça-feira 17.04, uma equipe da Rede Globo gravou na cozinha do Senac Esplanada, todo o preparo do prato e entrevistou o cheff Manoel Evangelista, um dos criadores da iguaria e conversou, durante uma sessão de degustação, com três representantes do Sistema Fecomércio-RO. A matéria vai ao ar na próxima sexta-feira 20.04, no Programa Bem Estar, da Rede Globo.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Gladstone Frota esteve na degustação e foi um dos entrevistados do programa. Segundo ele, o prato tem a cara da região Amazônica, já que é feito apenas com produtos regionais. “É um prato genuinamente amazônico. Conseguimos desenvolver uma comida que tem tudo a ver com a nossa culinária regional”, comentou.

Quem também participou da degustação foi a consultora da Presidência da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, que destacou o processo de popularização do prato no Estado. “O Pirarucu Rondon já é reconhecido também pelo Governo de Rondônia, através de Portaria da Superintendência de Turismo. Já apresentamos o prato em várias feiras agropecuárias do Estado para incentivar o consumo do pirarucu. É uma experiência econômica que vem dando certo”, ressaltou.

A diretora financeira do Senac Rondônia, Gisele Araújo, disse que o Pirarucu Rondon é motivo de orgulho para o Sistema Fecomércio-RO e parabenizou os cozinheiros do Senac que desenvolveram o prato em parceria com outros chefes de cozinha da capital. “Através dessa união foi possível desenvolver um prato onde o próprio Estado é homenageado, através do nome Rondon. Temos hoje uma iguaria que está sendo popularizado em todo o País, o que sempre para nós é motivo de orgulho”, finalizou.

PRATO

A receita do "Pirarucu Rondon" tem cinco ingredientes e leva até 35 minutos para ficar pronto. Segundo o chefe Manoel Evangelista, o prato é composto pelo pirarucu, jambu, macaxeira, batata doce, tucupi. Desde que foi criado, o cheff Manoel já realizou várias capacitações de cozinheiros dentro e fora do Estado. O prato foi reconhecido como Prato Oficial da Capital pela Superintendência Estadual de Turismo, em 2016, por meio da Portaria nº 18 da Setur.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo em destaque: Rondônia lança  Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)