Segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 15h40
A metodologia para a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Porto Velho foi apresentada ao Grupo Gestor do Turismo, nesta segunda-feira, 08, durante uma reunião realizada na secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur). O PMT visa definição de diretrizes para o fomento do turismo sustentável na capital de Rondônia, por meio de um grande trabalho de levantamento, estudo e diagnóstico em todo o município, incluindo os distritos.
O coordenador municipal de Turismo, Jun Alex Yamamoto, classificou este como o momento mais significativo para o setor desde a criação de Porto Velho. De acordo com ele, é a primeira vez que organizam o setor de forma concreta, a fim de que as atividades turísticas passem a ser uma matriz econômica para o município. “Depois de muita discussão e expectativa vamos finalmente elaborar o Plano Municipal de Turismo. E começaremos do zero, mas dentro de seis meses um estudo completo sobre o setor estará pronto, e que ajudará, não só o prefeito Roberto Sobrinho, mas também os futuros prefeitos a trabalhar melhor os projetos destinados para essa área”, disse.
Com o PMT, explicou o coordenador, a prefeitura terá de organizar e estruturar o turismo no município, através do planejamento com a finalidade de criar, manter e inovar o produto turístico, com a participação das partes interessadas, desenvolvendo uma política de desenvolvimento sustentável para a criação de oportunidades e melhor qualidade de vida da população.
Com o plano municipal, explicou Yamamoto, a prefeitura poderá promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Porto Velho, de forma planejada e organizada, visando a inclusão social, com a geração de emprego e renda; ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade que valorizem os produtos locais; aumento do fluxo de turistas para a capital; aumento da receita gerada com a atividade e o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
Levantamento
O estudo será financiado pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), como parte das compensações pela construção da hidrelétrica de Jirau. Os recursos virão do Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo, oriundo de um convênio assinado entre a prefeitura de Porto Velho e o consórcio ESBR.
O consultor de turismo, Mário Petrocchi, da empresa responsável pelo estudo, adiantou que o levantamento obedecerá três fases distintas e o objetivo é fazer um amplo diagnóstico do sistema. “Nesse estudo será feito o levantamento do aspecto urbano da cidade, os projetos desenvolvidos pela prefeitura que estão em andamento e os previstos para serem executados, como os das áreas verdes. Na primeira, será feita uma pesquisa qualitativa e quantitativa do mercado. Depois, junto com os empresários do setor, estudaremos a melhor estratégia para tornar o turismo uma atividade econômica rentável”, explicou.
O estudo obedecerá três etapas. Na primeira, será feito o levantamento quantitativo e qualitativo do mercado; na segunda, a elaboração do inventário onde constará o mapeamento dos aspectos turísticos de Porto Velho. A pesquisa será concluída com a realização do Diagnóstico Estrutural Urbanístico.
Fonte Joel Elias
Foto: Medeiros
Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa
O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc
Rondônia é apresentada em evento internacional de turismo e negócios
Rondônia está sendo destaque em evento internacional ao representar o Norte do Brasil por meio das Rotas Amazônicas Integradas durante a Edição Euro
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M