A iniciativa partiu da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Turismo- CMTur, que já iniciou a colocação em parceria com o Consórcio Energia Sustentável do Brasil que representa a Usina Jirau, começando pela Praça das Três Caixas D'água. A proposta tem como objetivo dar mais visibilidade as atrações. Ao todo 24 locais serão contemplados, todos na área central. O conteúdo traz um breve histórico e uma foto do monumento. Segundo a Coordenadora da CMTur, Camila Canova, esta é mais uma das ações para fomentar o setor na cidade. "O projeto vem sendo trabalhado há dois anos, as placas apresentam parte da importância do ponto para a formação do município e nós entendemos que o centro traz o início dessa história", explicou Camila, que acrescentou que além das placas de interpretação, outras 12 de sinalização serão fixadas ao longo do acesso a área de influência da usina, ou seja, nos distritos de Jacy Paraná, Nova Mutum, Abunã e Fortaleza do Abunã.
Camila detalha ainda que houve um cuidado em respeitar as normas do Ministério do Turismo referentes a padronização da fonte, tamanho, cor, inclinação, entre outros itens, além da altura, de 65CM, que visa facilitar o acesso de qualquer pessoa, inclusive cadeirantes. "Tudo foi seguido a risca, nós escolhemos apenas o conteúdo, até a quantidade de palavras é pré-determinada", enfatizou a coordenadora.
A ação foi custeada com recursos de compensação, que contemplam ainda a oferta de cursos de inglês, espanhol e de chapeiro, aplicados no ano passado nas localidades de Fortaleza do Abunã e Nova Mutum, além da confecção de um mapa da área central. "Todo o investimento fez parte da nossa proposta de qualificação e identificação de oportunidades, que trouxe dentro dela o projeto de turismo com a sinalização turística. Nós concluímos uma etapa com os cursos e agora finalizamos com a sinalização", completou Nomando Lira, Relações Públicas da Energia Sustentável.
Conforme o projeto, serão sinalizados seguintes locais:
Prédio da Antiga Administração da EFMM; Complexo da EFMM; Rio Madeira; prédio da antiga Estação de Passagem; Mercado Central; Três Caixas D'água; Mercado Cultural; Casa de Cultura Ivan Marrocos; Biblioteca Municipal Francisco Meireles; Praças: Aluísio Ferreira; Jonathas Pedroso; Marechal Rondon, Getúlio Vergas; Catedral Sagrado Coração de Jesus; Memorial Jorge Teixeira; Palácios: Presidente Tancredo Neves; Getúlio Vargas; Prédio da Universidade Federal de Rondônia; Parques: Circuito; da Cidade; Parque Natural; Vila Candelária; Igreja Santo Antônio e Complexo da Igreja Santo Antônio.
Fonte: Renata Beccária