Quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 14h02
A afirmação foi feita em reunião nesta semana na capital durante a visita da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério de Turismo, Bel Mesquita, que veio à Rondônia exclusivamente para o lançamento da terceira edição do Festival Brasil Sabor no Estado. Além do presidente e dos diretores executivos da Abrasel de Rondônia, participaram da reunião a Deputada Federal Marinha Raupp, o vice prefeito Emerson Castro, o Superintendente Estadual de Turismo Julio Olivar, o Coordenador Municipal de Turismo Jun Alex Yamamoto e a presidente da Abrasel de Cacoal Vera Bianchini.
Durante a reunião que aconteceu no Aquarius Selva Hotel, Bel Mesquita registrou também o seu apoio no que se refere à luta por recursos para investimento no setor em Rondônia, assim como o que a Deputada Federal Marinha Raupp tem dado. "Nós tivemos um corte grande no orçamento, mas passa ser pra mim agora uma meta lutar por Rondônia, porque Marinha tem sido de um desvelo muito grande junto ao Ministério do Turismo" acrescentou.
Para o presidente da Abrasel/RO, Daniel Rezende, a visita da Secretária Bel Mesquita juntamente com o apoio da Deputada Federal Marinha Raupp é uma forma de demonstrar também que a Abrasel no Estado está fortalecida. "Com o apoio do Ministério de Turismo, através da Secretária, do Governo do Estado, da Deputada Marinha e de outros parceiros, estamos colocando Rondônia no cenário nacional de Turismo" afirmou Rezende.
A Secretária Nacional de Políticas de Turismo explicou que para ganhar o mercado de turismo é preciso investir. Nesse sentido, destacou a importância da liberação da linha de crédito pelo Banco da Amazônia para a realização dos projetos dos empresários. "Se nós queremos turistas, nós teremos, mas precisamos fazer o dever de casa. Nós temos que nos concentrar em fazer a roda do desenvolvimento girar e o Ministério de Turismo quer apoiar e participar desse desenvolvimento" afirmou.
Bel Mesquita disse em seu discurso que Rondônia vive um momento ímpar com os grandes investimentos, como o caso das Usinas do Madeira. "Nós estamos com a faca e o queijo na mão. Temos que aproveitar esse momento e angariar investimentos para o setor".
No que se refere à uma visão ampla do turismo no Brasil, Bel explicou que o país precisa achar uma forma de fazer com que os próprios brasileiros conheçam a sua pátria. Ela deu o exemplo do turismo na Europa, onde o maior turista é o próprio europeu. "Se nós quisermos turistas, teremos que ser muito mais sedutores. Não adianta, por exemplo, tentar trazer turista do Pará para Rondônia se a passagem Pará - Rio de Janeiro, que já é considerado um pólo turístico, estiver mais barata".
Uma das opções destacadas por ela como forma de incentivar o turismo brasileiro foi a questão de incentivos às companhias aéreas para baratear o valor das passagens e trazer turistas para a região. "Hoje em dia, infelizmente, às vezes, sai muito mais barato o brasileiro viajar para o exterior do que para o próprio país. Esses dias uma companhia estava oferecendo uma viagem para Paris com passagem de ida e volta, hospedagem e café da manhã por um período de 5 dias por pouco mais de dois mil reais. Teremos que ser muito criativos para competir com isso" ressaltou Mesquita.
Congresso Nacional
Este ano o Congresso Nacional da Abrasel chega à sua 24ª edição. O evento oferecido aos empreendedores do segmento da alimentação fora do lar gera a oportunidade de conhecer as novas tendências do mercado, aprimorar as atividades empresariais e ampliar a visão estratégica sobre seus negócios.
Fonte: Edielson Souza
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par