Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 - 12h54
Convênio entre Suframa e FIERO permitirá o levantamento das potencialidades da região
O potencial turístico da Zona da Mata, região que engloba 15 municípios, envolvendo uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, será todo levantado e catalogado para incentivar o aproveitamento comercial do ecoturismo.
Para isso, a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) assinou convênio com a Suframa, no valor total de R$ 556,77 mil. Desse total, a FIERO participa com R$ 26,57 mil. De acordo com o presidente do Sistema Indústria (FIERO, SESI, SENAI e IEL), Euzébio Guareschi, "é bom lembrar que o ecoturismo é a indústria do futuro e, nesse sentido, Rondônia possui um manancial inigualável".
O ecoturismo, nova atividade econômica em desenvolvimento global, vem ao encontro de todos os conceitos elaborados, estudados e discutidos sobre o desenvolvimento sustentável. Uma modalidade que agrega o envolvimento sócio-econômico-cultural, capaz de conciliar a captação de renda, com envolvimento sócio-político estável, equilibrado. O ecoturismo aciona mecanismos de distribuição de rendas apto a gerar maior inclusão social e econômica, respeitando a fragilidade e a interdependência dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais, condição essencial das necessidades das gerações futuras.
"A região a ser estudada possui diversas Unidades de Conservação, cuja importância para o turismo ecológico e para o desenvolvimento sustentável da região a que pertencem têm que ser observadas e aproveitadas racionalmente", observa Guareschi.
O convênio será assinado assim que for apresentado o cronograma de trabalho por parte da FIERO, o que deve ocorrer ainda hoje. As atividades de campo começam já no início de março.
A região, que compreende um quinto do território de Rondônia, oferece um potencial rico em pesca esportiva, vez que engloba a bacia do Guaporé, além de ser uma grande produtora de gado e de produtos agrícolas, que podem gerar negócios agregados ao turismo.
Suframa
De acordo com o assessor econômico da Presidência da FIERO, Valdemar Camata Junior, a instituição optou por buscar o convênio junto à Suframa por ver no órgão um agente de fomento do desenvolvimento regional. "A Suframa tem essa vocação de produzir o desenvolvimento econômico em suas ações", avalia Camata, para quem esse tipo de parceria deveria ser estabelecido junto às demais Federações de Indústria da área de abrangência da Suframa.
Além do projeto de levantamento do potencial turístico, a FIERO apresentou outros projetos e aguarda aprovação por parte do Conselho de Administração do órgão. "Vamos dar prosseguimento a essa parceria", diz Camata.
Fonte: Fiero
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par