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Turismo

São Lucas reúne lideranças empresariais da hotelaria


 
As principais lideranças empresariais do segmento hoteleiro rondoniense estiveram reunidas na I Semana do Curso de Hotelaria da Faculdade São Lucas, realizada de 9 a 13 deste mês. Os temas “Planejamento Hoteleiro e Turístico de Porto Velho” e “Oportunidades de Trabalho noSão Lucas reúne lideranças empresariais da hotelaria  - Gente de Opinião Exterior” reuniram Daniel Rezende, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Alessandro Macedo (Convention Bureau & Birou), Alberto Horny, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Ananias Frota, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares (SindHotel), Osmarina Veloso, da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/RO), e Jun Alex Yamamoto, coordenador de Turismo da Prefeitura de Porto Velho.

Para a professora Camila Canova Lagares, coordenadora do Curso de Hotelaria da São Lucas, o evento superou todas as expectativas, principalmente porque contribuiu para que os acadêmicos tivessem uma visão mais abrangente sobre o empreendedorismo. “Importante sob todos os aspectos, a Semana de Hotelaria foi muito proveitosa e proporcionou oportunidades para que os alunos obtivessem informações valiosas em cada palestra feita por especialistas nos segmentos hoteleiro e turístico”, salientou Camila Lagares. Ela também destacou o mini curso de Inglês, ministrado pelas professoras Flávia Hungria Folador e Graça Martins. O Professor Doutor José Dettoni, Diretor Acadêmico da São Lucas, enalteceu o profissional do setor hoteleiro como instrumento fundamental para fazer frente ao desafio de garantir toda segurança às pessoas que se utilizam dos hotéis como uma extensão de suas residências. “Os hotéis geralmente são utilizados como uma segunda casa e para os hóspedes é muito difícil sentir-se seguro fora de suas casas, principalmente porque viajar é estar em estado de permanente estresse”, assinalou Dettoni.

Por seu lado, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Porto Velho, José Gadelha, informou sobre o trabalho que está sendo feito no sentido de consolidar a política de turismo no município, prevendo o envolvimento dos profissionais da hotelaria e do turismo. “Não acredito em política de turismo sem a iniciativa privada”, ponderou. Segundo Gadelha, além da iniciativa privada, a proposta de política para o turismo está sendo articulada com o objetivo de agregar também as Instituições de Ensino Superior. “O pioneirismo da Faculdade São Lucas na formação de profissionais para o setor da hotelaria é fundamental para a concretização de uma política ainda mais abrangente voltada para o turismo no município de Porto Velho”, acentuou o secretário Gadelha.

A acadêmica Renata Costa analisou a Semana do Curso de Hotelaria como um espaço importante para debater investimentos, mercado e geração de oportunidades de emprego. Para ela, a Semana de Hotelaria foi muito proveitosa para aqueles que souberam tirar de cada palestra as importantes informações e visões do que é e de como será este mercado daqui a alguns anos, além da importância dos acadêmicos como futuros gestores para o mercado. “Foi de muita importância e privilégio podermos contar com as principais pessoas ligadas ao Turismo e à Hotelaria da região, onde cada uma pode transmitir a sua visão como empreendedores e gestores nos mais diversos segmentos do Turismo”, assinalou.

 

Mário Petrocchi

Consultor do Sebrae Nacional, orientador do projeto Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, professor universitário, autor de 5 livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e sobre marketing para destinos turísticos, Mário Petrocchi fez palestra sobre o tema Hotelaria: Planejamento e Gestão. Segundo ele, a hotelaria é um dos serviços básicos do turismo. “Um hotel é uma caixa de produtos com padrões econômicos, cuja eficiência é julgada pelo hóspede”, mencionou. Em Porto Velho, conforme avaliação feita pelo consultor, predomina o turismo de negócios, que exige alternativas para suprir a gestão de demanda, incluindo levantamentos, pesquisas, análises e processos de inteligência de mercado. “Um hotel concentra ambiência de complexidade onde o planejamento é fundamental no processo administrativo. Muitos empresários não se permitem refletir para planejar, preocupando-se apenas em agir”, destacou Petrocchi, acrescentando que o profissional da hotelaria também precisa conhecer do mercado de turismo.

Fonte:  Chagas Pereira
 

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