Domingo, 9 de outubro de 2011 - 11h13
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) recebeu a Diretoria da Associação Brasileira de Odontologia em seu gabinete para discutir um projeto considerado de alta relevância social, que pretende levar assistência a saúde bucal de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. O parlamentar manifestou sua preocupação com os altos índices de contaminação divulgados pelo Ministério da Saúde para o estado de Rondônia.
O secretário geral da Associação Brasileira de Odontologia, cirurgião dentista de Cacoal-RO, Marco Aurélio Vasques, expôs ao parlamentar a existência de um projeto da ABO que ainda estava em definição.
Durante a reunião, foi tratada da alta incidência de AIDS em Rondônia e a ABO demonstrou que o estado é o terceiro da região Norte em contaminação - que é a região do Brasil onde mais cresceu a contaminação na última década.
O projeto consiste em assistir as pessoas contaminadas em tratamento no SUS, com a realização de ações educativas e preventivas sobre saúde bucal aos contaminados e tratamento curativo nas sedes das ABOs nas capitais. “ A boca é uma das regiões de maior significado para os portadores do vírus, com manifestações bucais, infecções oportunistas e perda dentária por problemas gengivais”.
Nilton Capixaba solicitou à ABO que iniciasse o projeto piloto no estado de Rondônia e firmou compromisso de buscar recursos federais para permitir o desenvolvimento do projeto. Consultado por telefone, o presidente da ABO, Newton Miranda de Carvalho, que estava em reunião da Federação Dentária Internacional no México, atendeu o pedido do deputado e se comprometeu em iniciar o projeto por Porto Velho. Agora, a ABO e Nilton Capixaba tentarão viabilizar os recursos necessários para suprir essa lacuna na assistência a esses pacientes.
Dados são alarmantes - Conforme os dados epidemiológicos sobre a AIDS divulgados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010, a região Norte tem a terceira maior taxa de incidência de AIDS no Brasil, onde 20,1 em cada 100.000 habitantes foram contaminados com o vírus HIV no ano de 2009.
Na região Sudeste, que ocupa o segundo lugar em incidência, cuja população é 5,5 vezes maior que a da região Norte, 20,4 em cada 100.000 habitantes foram contaminados no mesmo ano.
Ao contrário do que se pensa, a maior exposição ao vírus está entre os heterossexuais, que constituem 30,5% dos homens e 87,5% das mulheres contaminados.
Participaram da reunião os seguintes representantes da ABO: Marco Vasques (secretário Geral da ABO); Wesley Borba Toledo (Tesoureiro Geral); Tarcísio Pinto – (Presidente da ABO Taguatinga); Christiano Ramos (assessor)
Fonte: Marcelo Freire
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par