Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 - 16h00
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) promove no dias 15 e 16 de setembro, o Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho. Durante o evento, serão analisados os dados coletados por técnicos do Ministério de Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, em janeiro deste ano, sobre as potencialidades e demandas do setor em Porto Velho. O projeto também conta com o apoio do Sebrae.
O trabalho faz parte do projeto Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que visa dar uma estrutura com padrão de qualidade internacional para os destinos em foco. A prefeitura de Porto Velho, desde o lançamento do projeto, está apoiando a idéia e em janeiro deu todo o apoio para a pesquisa feita no município, cujos resultados serão analisados no seminário, juntamente com representantes de todos os setores ligados ao turismo no município, explica a diretora do Departamento de Turismo da Semdes, Ana Cláudia Silva.
Participam do evento a coordenadora do Programa de Regionalização do projeto, Ana Clévia Guerreiro Lima, e a representante da Fundação Getúlio Vargas, Carlyle Falcão.
O município de Porto Velho, segundo Ana Cláudia Silva, apresenta um grande potencial turístico. Além da paisagem exuberante, como é o caso do Lago do Cuniã e as praias de Jacy-Paraná e Fortaleza do Abunã, a Capital de Rondônia também conta com acervo histórico, no qual se destaca a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o diagnóstico feito pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, será possível verificar o que ainda é preciso fazer para explorar o turismo no município, com padrão de qualidade internacional, conforme sugere o Ministério do Turismo.
Confira a programação do Seminário
15/09/08
9h - Reunião interna de apresentação de resultados e estudos de competitividade
Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito
Participantes Prefeito Roberto Sobrinho; secretários municipais, diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; dirigente/representante do Sebrae; representantes do Ministério do Turismo; técnico da Fundação Getúlio Vargas.
14h30 Abertura do Seminário no auditório do Sebrae (av. Campos Sales, 3142, Olaria
Participantes - Prefeito Roberto Sobrinho; diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; representantes do Ministério do Turismo.
14h30 Apresentação, análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes Técnico da FGV; interlocutor estadual do Programa de Regionalização, Senac, Dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac, entidades financeiras, ABAV/IES, dentre outros.
16/09/08
9h às 12h Auditório do Sebrae
Continuação da análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes Técnico da FGV; titulares/representantes do trade turístico de Porto Velho (Secretários/dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac/entidades financeiras; ABAV/IES, entre outros.
18h Encerramento
Fonte: Ascom
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par