Domingo, 28 de outubro de 2007 - 19h02
Pela primeira vez na história do Estado, um transatlântico que faz rota internacional ancorou em águas amapaenses. O navio, que está viajando pela Amazônia, trouxe ontem para ao Amapá cerca de 600 turistas, entre belgas e alemães, que participaram de um passeio turístico pelos principais pontos da cidade.
O navio ancorou por volta das 6h da manhã no Porto de Santana. Os centenas de turistas foram recepcionados pelos deputados Eider Pena e Manoel Brasil que proporcionaram aos visitantes uma cerimônia de boas vindas regada a muita dança regional.
"Ficamos muito satisfeitos com essa recepção. É maravilhoso chegar a um local e já ir conhecendo sua cultura. Estamos felizes em estar aqui", declarou a turista alemã, Irene Hoinka.
A visita do transatlântico ao Estado é o resultado de uma série de negociações que colocam o Amapá como rota internacional do turismo mundial.
De acordo com João Ribeiro, representante da "Amazon Service", de Belém (PA), empresa responsável pela entrada de embarcações internacionais (da Europa) em águas paraenses e, agora, amapaenses, os vários estudos realizados durante cerca de um ano pela empresa em parceria com parlamentares do Estado começam a dar resultados.
Ele explica que até pouco tempo, os navios estrangeiros passavam pela costa amapaense, mas não ancoravam, devido a uma série de burocracias, segundo ele, já superadas a partir dessa nova escala que coloca o Amapá no corredor turístico do Pará.
Ribeiro antecipou que já está confirmado para 2008 e 2009, duas visitas de navios americanos que devem trazer ao Estado centenas de estudantes turistas em duas temporadas pelo Brasil.
Para o deputado Manoel Brasil, a visita do transatlântico "Astor Nassau" ao Amapá significa o começo de um novo momento para o Estado, onde o turismo internacional vai aquecer a economia local.
O navio deixou o Amapá ontem mesmo durante a noite. Sua próxima parada é Senegal.
Arco Norte Nordeste é rota turística amapaense
Durante a segunda edição da Feira Internacional de Turismo do Meio do Mundo, realizada em setembro passado, um encontro entre a Secretaria de Estado do Turismo e os maiores operadores (agenciadores de pacotes turísticos) das regiões norte e nordeste serviu para intensificar discussões acerca da integração do Amapá em meio ao arco turístico, responsável pela divulgação de atrativos regionais a turistas nacionais e internacionais.
O evento colocou o Amapá como o foco da Amazônia integrando o Estado em pacotes turísticos vendidos a turistas de todo o mundo. Com isso, a cidade passa a receber constantes visitas de turistas que adquiram o pacote, cujo itinerário inicia em Fortaleza (CE), segue por várias cidades da região nordeste, passa por Belém e chega ao Amapá. Podendo seguir ainda, para o Platô das Guianas.
Em entrevista, o gerente do Grupo Proecotur - atualmente transformado em Prodetur -, José Paixão Martins, informou que em, no máximo, seis meses o Amapá já começaria a sentir uma grande diferença no que diz respeito à visitação de turistas internacionais. Segundo ele, a proposta visa aquecer o turismo-econômico-financeiro do Estado.
Fonte: Diáro do Amapá (Denise Muniz)
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par