Sexta-feira, 16 de janeiro de 2009 - 20h07
A partir de agora, o turismo de Porto Velho passa a ter uma nova dimensão, com uma melhor estrutura de ação e técnicos especializados na área. A afirmação é do prefeito em exercício, Emerson Castro, no discurso de posse do empresário da área de turismo, Jun Alex Yamamoto, na Coordenadoria de Turismo da capital, nesta sexta-feira (16) à tarde, no gabinete da administração municipal.
Emerson afirmou que a coordenadoria irá trabalhar em parceria com outras secretarias, como Educação, Serviços Básicos e Esportes, visando criar condições estruturais mais eficientes para atrair o turista para a capital. Segundo ele, é meta da administração municipal trabalhar em parceria com empresas que estão se instalando em Porto Velho para que estas, como contrapartida, invistam em obras com retorno turístico.
Ele citou, como exemplo, a construção do Parque da Cidade, na avenida Calama. O parque é uma contrapartida do Shopping Porto Velho, resultado de negociação feita com a Prefeitura. Os estudantes de turismo também serão parceiros nos projetos a serem executados pela Coordenadoria, de acordo com Emerson.
O prefeito em exercício lembrou que o secretário de Serviços Básicos, Jair Ramires, presente na posse, terá muito trabalho, uma vez que sua secretaria assumirá, na prática, a partir da próxima semana, a responsabilidade sobre o Código de Postura. "A beleza da cidade estará em suas mãos para que o turista possa ser bem recebido", frisou.
Ramires falou das ações que já estão sendo colocadas em prática para oferecer melhores condições de vida para a população e para o visitante, a exemplo da coleta seletiva do lixo e do aterro sanitário, que em breve serão realidade. "Porto Velho passa por uma nova fase", destacou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, José Carlos Gadelha, a criação da Coordenadoria é uma forma de a administração municipal reconhecer e valorizar os investimentos que o Ministério do Turismo (MINC) vem fazendo na capital, mostrando o quanto essa área é importante para o desenvolvimento econômico da cidade.
Ele citou as obras que estão sendo executadas com recursos provenientes do MINC: Shopping Popular, Mercado Central, Mercado Cultural, revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Praça Marechal Rondon e Canal da Rodoviária. "Esses investimentos, sem dúvida, serão fundamentais para melhorar o visual da cidade e atrair turistas", avalia.
Estudos
A Coordenadoria ficará vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes). Jun afirmou que sua primeira missão será a realização de estudo para colher dados concretos nessa área com o objetivo de elaborar os projetos com ações concretas. "Hoje não temos dados sobre turismo em Porto Velho", disse Emerson, ressaltando a necessidade do levantamento. Jun observou que o turismo hoje na capital se resume ao de negócios e de pessoas que vêm visitar a família. "São pouquíssimos os que têm como objetivo o lazer. Queremos mudar esse quadro", afirma.
Jun tem 31 anos. É formado em turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univale), em Santa Catarina, com mestrado naquela instituição. Está há três em Rondônia. É empresário da área de turismo e professor universitário. Emerson disse que sua escolha para a Coordenadoria foi meramente técnica.
Fonte: Ascom
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par