Quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 - 08h44
Segundo pesquisa, região tem potencial para atrair 3 milhões de visitantes
A Amazônia recebe todos os anos 250 mil turistas e possui um potencial de crescimento de 1.100%, de acordo com o Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o levantamento, a região está apta a receber anualmente até 3 milhões de visitantes e movimentar US$ 5 bilhões.
A região ainda é a que possui a maior permanência média de turistas do País, com 14 dias. No restante do Brasil, a média é nove. Cada um destes visitantes gasta em média US$ 112,86 por dia. "Acreditamos no turismo como grande vetor de desenvolvimento. Este potencial não é totalmente explorado e há um espaço muito grande para crescer", acredita José Raimundo Morais, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). "Um dos caminhos são os roteiros integrados, que abrangem estadas em mais de um destino da região. Mas isto também passa por uma ampliação da nossa malha aérea", adverte.
O Proecotur é executado em parceria com os nove estados da Amazônia e tem o apoio do Ministério do Turismo e do Ibama. O programa surgiu da necessidade de apontar as deficiências existentes e os principais pontos a serem desenvolvidos de acordo com a expectativa dos turistas. A pesquisa apontou, por exemplo, que os mais interessados na região são os estrangeiros. Os principais mercados emissivos são Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Japão e China.
"Nos debates sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, o turismo raramente entra em pauta. Um dos nossos objetivos é provar que esta pode ser uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que o ambiente é a própria atração. Preservá-lo e melhorá-lo é intrínseco à atividade turística, o que chamamos de desenvolvimento ecossustentável", define Morais.
De forma a explorar melhor este potencial, a Adetur Amazônia aliou-se ao Sebrae Abase Norte e colocou em prática o projeto Amazônia Viaja Amazônia, que visa fomentar a integração regional. A entidade também firmou convênio com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) para o Brasil Viaja Amazônia, cujo objetivo é a promoção da região em âmbito nacional. Ambos têm a preocupação de conceber roteiros atrativos e que ofereçam infraestrutura necessária para alcançar posição competitiva no mercado turístico.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia) iniciou atividades em dezembro de 2008 com a missão de fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia regional por meio da atividade turística. A entidade privada e sem fins lucrativos é representada por dirigentes públicos, empresários e executivos, diretores de universidades e líderes comunitários, com atuação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre seus planos de ação estão o de divulgar e estimular o turismo sustentável na Amazônia, estabelecer alianças com Organizações representativas na região, bem como, firmar parcerias com prestadores de serviços como companhias aéreas, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais, espaços de eventos, centros culturais e de entretenimento, além de capacitar operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil.
Fonte: Sílvio Santos
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par