Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo precisa se preparar para nova classe média, diz ministro


 
Thais Leitão

Agência Brasil, Rio de Janeiro – Ao participar hoje (20) da abertura da 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav 2010), o ministro da Justiça, Luiz Barretto, disse que um dos maiores desafios do setor para os próximos anos é estar preparado para a nova classe média brasileira, com a incorporação de aproximadamente 30 milhões de brasileiros no mercado de consumo.

Barretto reafirmou seu otimismo em relação ao desempenho do setor que, segundo ele, crescerá mais de 12% este ano. O Abav 2010 começou hoje (20), no Rio de Janeiro e a expectativa é que o evento atraia 24 mil visitantes e movimente R$ 26 milhões. O congresso é considerado o maior do turismo no Continente Americano.

“Essa nova classe média está colocando em sua prateleira o tema do turismo e o grande desafio é entender sua cultura, seus hábitos para termos produtos voltados para esses consumidores, ávidos por fazer sua primeira viagem”, afirmou.

Barreto disse não acreditar que a valorização do real em relação ao dólar esteja prejudicando o mercado interno. Segundo ele, o brasileiro continua viajando para destinos dentro do país. “O brasileiro continua viajando. É evidente que torna [o real valorizado] mais barato viajar para fora, mas isso [viajar para o exterior] também é importante. Torço pra que ele [o turista brasileiro] viaje cada vez mais pelo Brasil, mas acho importante também outras experiências”.

O ministro afirmou que o governo federal está se empenhando em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao turista, como forma de se preparar para os eventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos. Ele destacou, no entanto, que a melhoria da infraestrutura aeroportuária é um das principais questões que precisam ser enfrentadas.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também destacou a importância da ampliação da infraestrutura para acompanhar o crescimento da demanda em função do aumento do poder aquisitivo da população e da realização dos eventos esportivos. “O brasileiro está viajando mais, está se hospedando mais. Por isso, precisamos de mais hotéis, mais aeroportos, rodovias, rodoviárias”, acrescentou.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo em destaque: Rondônia lança  Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)