Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - 14h08
O governo de Rondônia
tem modernizado os serviços públicos com soluções tecnológicas que tornam o
atendimento à população mais eficiente e acessível. Um exemplo desse avanço foi
o lançamento do “Tambamigo” em julho de 2024, assistente virtual desenvolvido
pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Setic) em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur). A
ferramenta tem como foco apresentar as belezas de Rondônia a turistas e
moradores.
Desde
o seu lançamento, o chatbot Tambamigo já recebeu mais de 2.500 interações,
funcionando pelo WhatsApp no número (69) 98459-1572. A ferramenta facilita o
acesso de turistas e moradores a roteiros, pontos turísticos, eventos
culturais, opções de gastronomia e outras informações sobre Rondônia.
Além
de beneficiar o setor de turismo, oferecendo confiabilidade e agilidade das
informações ao cidadão através da transformação digital, essa iniciativa
impulsiona a economia e promove o desenvolvimento de políticas públicas
sustentáveis voltadas ao comércio, serviços e turismo.
Segundo
o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, o lançamento da ferramenta é
resultado de um trabalho conjunto, que busca modernizar e digitalizar o
atendimento turístico, alinhando-se aos princípios de governo digital. “Um dos
objetivos da superintendência é promover a colaboração entre diferentes órgãos
e instituições. Utilizamos tecnologia de ponta para criar um assistente virtual
que está disponível 24 horas, fornecendo informações precisas e úteis aos
turistas. Acreditamos que essa inovação não apenas simplifica a comunicação,
mas também melhora a experiência turística dos visitantes”, destacou.
O
governador em exercício, Sérgio Gonçalves, afirmou a importância dessa
tecnologia para o desenvolvimento econômico. “Essa ferramenta proporciona uma
experiência moderna para os cidadãos e visitantes, ao mesmo tempo que fortalece
setores estratégicos e impulsiona o crescimento sustentável de Rondônia.”
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Com
a implementação de soluções inovadoras, como o Tambamigo, a Setic tem auxiliado
Rondônia a se tornar um dos estados que mais progrediu na oferta de serviços
públicos digitais, em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades
Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
Esse
avanço não só facilita o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais, como
também promove a inclusão digital e fortalece a infraestrutura tecnológica do
estado, tornando Rondônia um polo de inovação e desenvolvimento digital.
Uma vasta programação festiva está sendo preparada pela Prefeitura de Porto Velho com objetivo de comemorar o aniversário de 110 anos de instalação do
O governo de Rondônia criou uma maneira inovadora de atender aos turistas: o “Tambamigo”, um peixe da espécie Tambaqui que vai ajudar você a explora
Descontos exclusivos para servidores promove turismo e amplia acesso a opções de lazer em Rondônia
Incentivar a descoberta das belezas naturais e culturais do estado, movimentar a economia local e valorizar quem trabalha pelo desenvolvimento de Ro
Safari Ecológico é inaugurado como opção de lazer em Porto Velho
Uma nova opção de lazer foi inaugurada em Porto Velho neste domingo (22). O Parque Natural Raimundo Paraguassu abriu, de forma gratuita, a opção do Sa