Quarta-feira, 13 de abril de 2022 - 10h50
O Governo de Rondônia deu nesta segunda-feira (11) mais um
passo importante no seu projeto para o turismo com a implantação das Instâncias
de Governança Regionais (IGR) que, como órgão central, vai orientar os demais,
o setor turístico e a sociedade civil organizada para uma gestão territorial
como referência para a interiorização do desenvolvimento turístico, entre
outras missões.
A decisão do Poder Executivo está materializada no Decreto
nº 27.042/2022, que prevê o desenvolvimento integrado dessa governança com os
municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas,
que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística
local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a
participação da sociedade civil e do setor privado, conforme detalha o § 1º do
decreto, acrescentando neste ponto que o objetivo é “favorecer o
desenvolvimento sustentável, participativo e integrado, competindo ao órgão
estadual responsável pelas políticas públicas do turismo, estimular a atuação
municipal e regional”.
Dessa forma a gestão central continua sendo do Governo de
Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, que no
âmbito de sua competência analisará cada processo e emitirá os Cerificados de
Reconhecimento de IGR para os municípios credenciados e que estiverem
integrados ao projeto de governança que, pela regionalização do turismo vai
também incentivar o desenvolvimento e divulgar as potencialidades de cada
região.
A regionalização do turismo, na verdade, é um projeto
desenvolvido pelo Ministério do Turismo, e no que diz respeito a Rondônia
propõe transformar as sete regiões turísticas do Estado, que integram o Mapa
Turístico do Brasil, em Gerências Regionais (associações ou agências de
fomento), para que, unindo forças possam desenvolver suas ações de divulgação e
exploração sustentável do turismo.
A GR, segundo os termos do decreto, passa a ser é um
instrumento de gestão inserido neste processo, entre o Executivo Estadual e as
demais inciativas, que dá o suporte necessário às ações.
De acordo com William Souza, coordenador de turismo da
Setur, neste projeto de governança das IGR compete ao Governo do Estado dar o
suporte necessário ao trabalho a ser implementado, capacitar todo o trade
turístico envolvido (interessados) no planejamento e na elaboração de projetos
e na captação de recursos, entre outros. “Enfim, compete ao Poder Executivo
todo o suporte necessário para que elas (IGR) funcionem e que os municípios
avancem em suas iniciativas”, disse.
O Governo de Rondônia sabe melhor que ninguém dos recursos
de que dispõe e a proposta da implantação das IGR, tem exatamente o fim de
“potencializar a estruturação, organização e promoção da oferta turística,
considerando sua dimensão e diversidade regional, com o intuito de favorecer a
integração entre diversos municípios e a valorização de seus territórios”,
prevê o dispositivo.
Da mesma forma as GR visam favorecer a identificação,
organização e articulação da cadeia produtiva do setor turístico para uma
atuação harmônica e um posicionamento junto ao mercado consistente com as
características da oferta regional, no curto, médio e longo prazo, tudo
conforme esboço grafado no Planejamento Estratégico do Estado.
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