Terça-feira, 10 de novembro de 2020 - 11h46
A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) vai apresentar os principais produtos turísticos rondonienses para quarenta guias e agentes de turismo nesta quarta-feira (11). Eles serão mostrados em reunião de trabalho (workshop), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) [4º andar do Prédio Rio Machado] com a proposta de criar projetos destinados ao trade turístico.
Sete regiões turísticas serão mostradas, segundo a coordenadora de ações turísticas da Setur, Lidiane Bandeira. “Tão bom momento que todas as vagas foram preenchidas”, ela comentou sobre a participação do setor.
A reunião iniciará estudos com vistas à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e buscará aproximação entre guias e agências de viagem, hotéis, restaurantes, e empresas já vinculadas ao Programa Viaja mais servidor. Este programa oferece ao funcionário público estadual, ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o seu acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, dentre outros.
A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.
“A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.
Segundo Lidiane Bandeira, o fato de aprenderem mais a respeito das regiões turísticas e suas potencialidades qualifica a classe dos guias. Há algum tempo eles vinham reivindicando maior acesso a estudos específicos.
O mercado de trabalho na indústria turística nacional, especialmente na Amazônia Brasileira, exige o total envolvimento desses profissionais. “Agora, a associação de guias terá condições de se inserir da melhor forma possível no mercado, contando com apoio de cursos ministrados por diversos órgãos, entre os quais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, assinalou.
Recentemente, a Setur promoveu a apresentação do Plano de Revitalização do Turismo em Chupinguaia, no Vale do Guaporé, e em Vilhena, despertando muito interesse de profissionais do setor e de empresários dessas regiões.
Rolim de Moura, na Zona da Mata de Rondônia, também se qualifica para participar do Mapa do Turismo no Estado.
O governo de Rondônia foi escolhido para coordenar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na Região Norte, durante o biênio 2025/2026, na quinta-feir
Conquistas e avanços no turismo em 2024 evidenciam potencialidades do setor em Rondônia
Em 2024, Rondônia consolidou-se como um dos polos emergentes de turismo no Brasil, com iniciativas e eventos que destacaram suas belezas naturais, cul
Novidades são sempre bem-vindas, principalmente se trazem em seu bojo conhecimento e a oportunidade de se certificar da importância da natureza, do me
Assembleia Legislativa aprova turismo de base comunitária em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 394/2024, que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no