Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Governo de RO lança assistente virtual para promover turismo no estado


O Tambamigo é um assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma WhatsApp - Gente de Opinião
O Tambamigo é um assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma WhatsApp

Para expandir o alcance dos potenciais turísticos do estado, o governo de Rondônia lançou um assistente virtual (Chatbot), denominado “Tambamigo”, que fornece informações sobre o turismo em Rondônia. O assistente virtual foi elaborado a partir do Sistema Gerenciador de Mensagens (SGM), desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo do Estado de Rondônia (Setur). O sistema atende à necessidade de promover o turismo por meio da tecnologia, como parte do projeto de virtualização do Centro de Atendimento ao Turista (CAT digital).

O projeto visa facilitar o acesso às informações turísticas de forma rápida e dinâmica, por meio de um assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma WhatsApp. Tudo isso na palma da mão do cidadão. Os benefícios da ferramenta são diversos, tanto para o setor de turismo quanto para o cidadão, pois oferece confiabilidade e agilidade das informações, além de captar as principais necessidades do público-alvo, proporcionando tomadas de decisão mais assertivas.

COMUNICAÇÃO E CONEXÃO

Além de simplificar a relação entre o Poder Público e o cidadão, o assistente virtual vai aumentar a capacidade de comunicação de forma transparente, entre os pequenos, médios e grandes empreendimentos turísticos, e a conexão entre o próprio município e os visitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa coloca o estado na vanguarda da inovação tecnológica no turismo. “Essa ferramenta vai proporcionar uma experiência moderna para os cidadãos e visitantes, ao mesmo tempo que fortalece o setor turístico e impulsiona o desenvolvimento econômico local,” pontuou.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Segundo o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, o lançamento do sistema é resultado de um trabalho conjunto, que busca modernizar e digitalizar o atendimento turístico, alinhando-se aos princípios da transformação digital. “Utilizamos tecnologia de ponta para criar um assistente virtual que está disponível 24 horas por dia, fornecendo informações precisas e úteis aos turistas. Acreditamos que essa inovação não apenas simplifica a comunicação, mas também melhora a experiência dos visitantes, destacou.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, Rondônia inova no turismo e na tecnologia com o sistema gerenciador de mensagens e a ferramenta “Tambamigo”. “Essa iniciativa fortalece ainda mais o setor turístico e demonstra o cumprimento da nossa missão, que é, promover o desenvolvimento econômico do estado por meio do fomento ao turismo, e de políticas públicas sustentáveis voltadas ao comércio, serviços e turismo, concretizando-se pela transformação digital,” afirmou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento da cafeicultura em Rondônia impulsiona visitas à Rota Turística do Café

Crescimento da cafeicultura em Rondônia impulsiona visitas à Rota Turística do Café

Rondônia vem se destacando pelos prêmios nacionais que tem adquirido na produção de café nos últimos anos, e esse alcance tem impulsionado o crescim

"Bike Tour" é uma das atrações do aniversário de instalação do Município de Porto Velho na próxima sexta-feira (24)

"Bike Tour" é uma das atrações do aniversário de instalação do Município de Porto Velho na próxima sexta-feira (24)

Uma vasta programação festiva está sendo preparada pela Prefeitura de Porto Velho com objetivo de comemorar o aniversário de 110 anos de instalação do

Assistente virtual moderniza experiência turística em Rondônia

Assistente virtual moderniza experiência turística em Rondônia

O governo de Rondônia tem modernizado os serviços públicos com soluções tecnológicas que tornam o atendimento à população mais eficiente e acessível

Governo de RO oferece atendimento via WhatsApp para turistas com o “Tambamigo”; guia virtual de viagens

Governo de RO oferece atendimento via WhatsApp para turistas com o “Tambamigo”; guia virtual de viagens

O governo de Rondônia criou uma maneira inovadora de atender aos turistas: o “Tambamigo”, um peixe da espécie Tambaqui que vai ajudar você a explora

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)