Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é opção de lazer nas férias escolares em Porto Velho

Acervo conta a história da construção da ferrovia e do surgimento da capital de Rondônia


O público não paga nada para realizar a visitação - Gente de Opinião
O público não paga nada para realizar a visitação

Diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É o que proporciona o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das opções de cultura e lazer para crianças e jovens neste período de férias escolares.

No local, o público tem acesso a um acervo variado de peças que contam a história da construção da lendária ferrovia e, consequentemente, do surgimento da cidade e do estado de Rondônia, além dos principais personagens dessa epopeia na Amazônia brasileira.

O público não paga nada para realizar a visitação, mas é preciso agendar o dia e horário pelo site Sympla, clicando aqui. As pessoas podem optar pela visita guiada ou não. No caso da visita guiada, o visitante é acompanhado por um guia de turismo que explica toda importância e o contexto histórico de cada peça do museu.

Entre os atrativos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ferramentas utilizadas na construção da ferrovia e na manutenção das máquinas, documentos, fotografias, peças, móveis, bússola, abajur, bonés e a locomotiva, a primeira trazida para a região em 1878, entre outros itens do acervo histórico.

NORMAS

As pessoas podem optar pela visita guiada ou nãoAs pessoas podem optar pela visita guiada ou não

É preciso ficar atento às normas de visitação, pois não é permitido circular dentro do museu sem camisa, descalço, utilizando capacete ou portando bolsas e sacolas. Tais objetos devem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante.

Além disso, é proibido portar qualquer tipo de arma, consumir alimento ou bebidas. Fotos e vídeos no momento da visitação são permitidos, desde que não usem flash ou bastões de selfie. Circulação de pets na área interna do museu, somente para cães-guias.

HORÁRIO

O horário de funcionamento de todo o Complexo é de terça a domingo, das 10h às 22h. Já o funcionamento do Museu da EFMM é de quarta a domingo, das 10h às 18h.

As quartas e quintas, a prioridade de visitas guiadas é para grupos de instituições de ensino, mas, entre 12h e 14h, a visitação é livre e não-guiada. Às sextas, sábados e domingos, a visita guiada será das 10h às 12h e das 16h às 18h. No período das 12h às 16h funcionará a visita não guiada.

Há um intervalo de 30 minutos entre os visitantes não-guiados. O número máximo de pessoas por visita ao Museu será de dois grupos de 25 pessoas cada.

AGENDAMENTO

A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail: museuefmm@portovelho.ro.gov.br.

Mais informações pelo telefone: (69) 98473-6948.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo sustentável: governo de RO assume liderança regional das Rotas Amazônicas Integradas pelo próximo biênio

Turismo sustentável: governo de RO assume liderança regional das Rotas Amazônicas Integradas pelo próximo biênio

O governo de Rondônia foi escolhido para coordenar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na Região Norte, durante o biênio 2025/2026, na quinta-feir

Conquistas e avanços no turismo em 2024 evidenciam potencialidades do setor em Rondônia

Conquistas e avanços no turismo em 2024 evidenciam potencialidades do setor em Rondônia

Em 2024, Rondônia consolidou-se como um dos polos emergentes de turismo no Brasil, com iniciativas e eventos que destacaram suas belezas naturais, cul

Prefeitura de Porto Velho inaugura no dia 22 de dezembro o Safari Ecológico, nova atração do Parque Natural

Prefeitura de Porto Velho inaugura no dia 22 de dezembro o Safari Ecológico, nova atração do Parque Natural

Novidades são sempre bem-vindas, principalmente se trazem em seu bojo conhecimento e a oportunidade de se certificar da importância da natureza, do me

Assembleia Legislativa aprova turismo de base comunitária em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova turismo de base comunitária em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 394/2024, que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)