Sexta-feira, 7 de junho de 2024 - 13h47
Com o compromisso de incluir todas as pessoas nas políticas públicas do município, a Prefeitura de Porto Velho, responsável pela gestão do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), recebeu na manhã de quinta-feira (6), a visita de pessoas com deficiências visuais (PcD), para acompanhar de perto toda a experiência de conhecer a história de Porto Velho.
As visitas fazem parte do Projeto Turismo Pedagógico, desenvolvido pela Semdestur, que nestes primeiros três meses pós-abertura do Complexo da EFMM está gerindo o museu. O projeto foi implantado em 2023, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur). O museu também recebe visitas de escolas, instituições, universidades, associações, entre outras.
A secretária Glayce Bezerra, titular da Semdestur, explica que o museu faz parte da Rota Ferroviária de Porto Velho, e na quinta-feira (6), o museu recebeu o grupo de pessoas com deficiência visual. Ela ainda destacou que o museu está preparado para receber todos os públicos.
"Ficamos muito contentes em proporcionar essa experiência de pertencimento ao município. O museu proporciona essa experiência, inclusive hoje recebemos uma pessoa que nunca saiu de casa, e ficamos gratos de promover essa experiência completa, afinal de contas, nós temos os quadros, as fotos, os vídeos para contar a nossa história para todos com guias", ressaltou a secretária.
ADAPTAÇÕES PARA PCD
O museu da EFMM, conforme explica o diretor Felipe Dionízio, é totalmente adaptado para a linguagem em braile. Fora isso, dentro das instalações, são apresentadas peças interativas, onde as pessoas podem tocar nas peças e ter todas as informações disponíveis.
Para facilitar a mobilidade durante as visitações, o museu conta com pisos táteis que percorrem todo o museu, além de rampas e escadas. "Todos os painéis do museu tem uma representação em braile, ou numa peça interativa, onde a pessoa com deficiência visual vai ter a experiência de estar ouvindo o guia, ouvindo a história, sobre aquela imagem ou artefato que está exposto e vai poder sentir ele de forma tátil", explicou Dionízio.
A visitante e incentivadora da causa, portadora de deficiência visual, Samara Lima, disse que é muito importante a inclusão de pessoas com deficiências visuais para que eles também possam ter acesso à história do museu.
AGENDAMENTO DE VISITAS
O museu está aberto às visitações das 10h às 18h, das quartas-feiras aos domingos. Já para as visitas guiadas, o museu abre suas portas das 10h às 16h. Os agendamentos das visitas são feitos pelo https://www.sympla.com.br/eventos?s=EFMM.
O fortalecimento da cadeia produtiva da indústria do turismo depende da qualificação de mão de obra no setor. Com o objetivo de suprir essa necessid
Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” fortalece turismo e valorização ambiental
O Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” aconteceu ao longo de quatro etapas em outubro e novembro de 2024, percorrendo as cidades de
Câmara Municipal aprova lei dos circuitos e rotas turísticas de Porto Velho
A Lei N° 3.222, de 4 de Novembro de 2024 foi sancionada pela Câmara dos Vereadores e dispõe sobre os circuitos e rotas turísticas criados pela Secreta
A segunda edição do Elas Pescando, realizada em Jaci-Paraná no último dia 9 de novembro, reforçou a crescente participação feminina na pesca esporti