Quinta-feira, 23 de maio de 2024 - 14h10
Espaço histórico do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o museu recém-inaugurado já recebeu 6.583 visitantes em apenas 21 dias após a reabertura. Durante os primeiros 90 dias, a visitação ao museu está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
O acesso ao museu é gratuito, e os visitantes precisam fazer a reserva diretamente no Sympla e escolher se querem visita com guia de turismo ou não. Caso não tenha vaga disponível para o dia desejado, basta verificar a disponibilidade nas próximas datas e agendar.
A Semdestur reforça que o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, sob administração da empresa Amazonfort, está aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. Já o museu funciona de quarta-feira a domingo, sendo de quarta a sábado das 10h às 18h e no domingo, das 10h às 16h. Em dias de feriado, o horário é das 10h às 16h.
Com relação às visitas guiadas, elas são realizadas em grupos, cada um com no máximo 25 pessoas. Na visita guiada, o guia turístico conduz o grupo pelo museu, contando a história da construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e das pessoas que trabalharam na obra.
O museu reúne os pertences e objetos da Ferrovia do Diabo que foi construída no início do século XX. Constitui-se numa das principais atrações históricas de Rondônia, possuindo várias instalações que podem ser visitadas.
Sobre as normativas do local, é totalmente proibido circular no interior do museu sem camisa, descalço, com capacete, bolsas ou sacolas, os objetos devem ser deixados em um local apropriado sem qualquer custo para o visitante, para que na saída sejam retirados. No museu é proibido fumar, entrar portando armas de fogo ou armas brancas, nem consumir qualquer tipo de alimento ou bebida. Fotos e vídeos no interior do Museu são permitidos, desde que não utilizem flash e bastões de selfie.
O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está localizado na avenida Farqhuar com Sete de Setembro, Centro de Porto Velho.
O fortalecimento da cadeia produtiva da indústria do turismo depende da qualificação de mão de obra no setor. Com o objetivo de suprir essa necessid
Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” fortalece turismo e valorização ambiental
O Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” aconteceu ao longo de quatro etapas em outubro e novembro de 2024, percorrendo as cidades de
Câmara Municipal aprova lei dos circuitos e rotas turísticas de Porto Velho
A Lei N° 3.222, de 4 de Novembro de 2024 foi sancionada pela Câmara dos Vereadores e dispõe sobre os circuitos e rotas turísticas criados pela Secreta
A segunda edição do Elas Pescando, realizada em Jaci-Paraná no último dia 9 de novembro, reforçou a crescente participação feminina na pesca esporti