Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho


Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho - Gente de Opinião

Foi com uma grande festa que o prefeito Hildon Chaves e a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm) inauguraram, na manhã deste último domingo (9/6), o passeio de litorina. Para a solenidade, os ferroviários usaram uniformes semelhantes ao da época de origem do meio de transporte.

A Asfemm e a Prefeitura não mediram esforços para reativação do passeio que, inicialmente, percorrerá 2,3 quilômetros. Várias secretárias estiveram envolvidas neste processo, entre elas a Sema, Semdestur, Semusb, Semtran, Emdur e Funcultural.

Foram realizadas a limpeza dos trilhos e a restauração do estacionamento, a instalação de placas de sinalização e construída a estação com paisagismo. Parte do trabalho foi executada pelos ferroviários e reeducandos cedidos pelo governo do estado. Em breve, o percurso deverá ser ampliado para 5 quilômetros, compreendendo o trecho da Igreja de Santo Antônio e a Candelária.

“Foram gastos aproximadamente R$ 200 mil, pois houve um empenho de todas as secretarias para que isso acontecesse. A retomada do passeio, a ocupação do Prédio do Relógio, tudo isso faz parte do nosso projeto de resgatar o centro histórico”, disse o prefeito.

Um dos diferenciais do passeio é a disponibilidade de informações históricas aos visitantes. Um painel com QR Code foi instalado na estação, onde o cidadão que portar o aplicativo de leitura no celular, poderá obter informações sobre a origem, utilidade, entre outras informações da história do meio de transporte. Neste primeiro momento, os dados estarão em português, mas a proposta é de, no máximo em 15 dias, disponibilizar as informações também em inglês e espanhol.

O passeio com capacidade de 14 passageiros vai funcionar de terça a domingo, com uma taxa simbólica de R$5,00 recolhida pela Asfemm para custear a manutenção dos serviços. “No dia 10 de julho, faria 49 anos que essa litorina estava parada, então é um orgulho, meu e de todos os ferroviários que nos ajudaram. Nós trabalhamos pelo amor, pelo carinho, por essa máquina laranja”, comemorou José Bispo, presidente da Asfemm.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com apoio do deputado Ribeiro do Sinpol, Porto Velho sedia a 1ª Edição do Festival “Nas Ondas da Natureza"

Com apoio do deputado Ribeiro do Sinpol, Porto Velho sedia a 1ª Edição do Festival “Nas Ondas da Natureza"

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) compromissado com a valorização da cultura local, o bem-estar da população e o incentivo ao talento dos

Museu da Estrada de Ferro recebe primeiras turmas de turismo pedagógico

Museu da Estrada de Ferro recebe primeiras turmas de turismo pedagógico

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) é a pasta responsável pela visitação do Museu da Estrada de Ferro Made

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

No próximo sábado (18) é comemorado o Dia do Museu, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus do Brasil a promoverem atividad

Projetos estratégicos voltados ao turismo em Rondônia recebem aprovação e investimento do Governo

Projetos estratégicos voltados ao turismo em Rondônia recebem aprovação e investimento do Governo

Visando promover o crescimento econômico e atrair investimentos para o estado de Rondônia, foi aprovado na 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Dese

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)