Quarta-feira, 18 de dezembro de 2024 - 13h01
Novidades são sempre bem-vindas, principalmente se trazem em seu bojo conhecimento e a oportunidade de se certificar da importância da natureza, do meio ambiente e sua preservação e conservação. E tudo isso vem somado às doses generosas de aventura com muita informação e emoção, que integram o trajeto do Safari Ecológico.
Iniciativa se deu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). A novidade será inaugurada domingo (22), no Parque Natural, uma atração especialmente preparada para a família porto-velhense, a partir das 9h.
O titular da Sema, Richardson Cruz da Silva, reitera que a ideia do safári foi do prefeito Hildon Chaves, que deu apoio à iniciativa. “O Safari Ecológico é mais uma nova maneira para chamar a atenção da população para o Parque Natural. O bom é que o passeio é disponibilizado gratuitamente. Queremos fomentar o turismo e as novas opções de lazer para a sociedade de Porto Velho” disse.
O secretário destacou que para desenvolver este trabalho, a atual gestão adquiriu dois veículos UTV, comprados mediante uma parceria junto com a Associação Cultural Tribo do Mato. A equipe da entidade vai administrar as atividades.
Durante as incursões na trilha, os participantes serão guiados por monitores treinados pela Tribo do Mato, e um guia vai mostrar espécies nativas e as árvores centenárias.
Segundo o presidente da Associação Cultural Tribo do Mato, Felipe Alexandre, mediante edital, a entidade tem a qualificação para atuar com ecoturismo e diretamente com turismo pelos agentes ambientais da Sema. Para o percurso, a equipe mapeou várias árvores centenárias, robustas e que em seu ponto de vista é interessante à população conhecer pelo contato direto oferecido pelo Safari.
Alexandre acrescentou que em meados de fevereiro, o Parque vai ofertar outras novidades, dentre elas, a escalada com tirolesa, além de uma trilha de bicicleta.
Quanto às vestimentas, Alexandre pontuou que o Safari poderá ser feito por crianças, devidamente acompanhadas pelos pais e responsáveis. Como é uma atividade ao ar livre, o presidente aconselha o uso de calçados fechados, e boné por causa do sol. Para o Safari Ecológico serão disponibilizados óculos de proteção. Não há necessidade de outros equipamentos, a não ser a ingestão de muita água.
“As expectativas são as melhores possíveis”, garantiu o líder da Associação. “Com o ecoturismo, queremos os visitantes em contato com a natureza. Não existe na região Norte, nenhum outro parque natural com a estrutura do nosso, contando com viveiro de pássaros das mais variadas espécies, sem esquecer de mencionar a fauna e a flora, o museu, dentre outras atrações”, finalizou.
SAFARI ECOLÓGICO
Acompanhados por um guia treinado, o passeio é feito de UTV, em que cabem até cinco pessoas, incluso o motorista. O Safari vai acontecer aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Será preciso fazer agendamento que será divulgado posteriormente. Cada percurso tem entre 15 e 20 minutos de duração.
VEÍCULOS UTV
O UTV é um veículo utilitário multitarefas (do inglês Utility Task Vehicle). O automóvel é comumente referido como sendo metade carro, dada a estrutura em torno da carroceria que protege os passageiros, e a outra metade quadriciclo, devido à base e motorização parecidas.
O governo de Rondônia foi escolhido para coordenar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na Região Norte, durante o biênio 2025/2026, na quinta-feir
Conquistas e avanços no turismo em 2024 evidenciam potencialidades do setor em Rondônia
Em 2024, Rondônia consolidou-se como um dos polos emergentes de turismo no Brasil, com iniciativas e eventos que destacaram suas belezas naturais, cul
Assembleia Legislativa aprova turismo de base comunitária em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 394/2024, que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no
Pesca esportiva em Rondônia: sucesso de 2024 projeta o estado no cenário nacional e internacional
Em 2024, Rondônia reafirmou sua posição de destaque no cenário nacional ao promover três grandes competições de pesca esportiva, se consolidando como