Terça-feira, 24 de outubro de 2023 - 16h30
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com a Escola do Legislativo, realiza desde segunda-feira (23) o curso de Libras para o trade turístico da capital. Participam representantes da cadeia produtiva do turismo, nos setores de alimentos e bebidas (restaurantes, bares, lanchonetes e similares), meios de hospedagem, agências e operadoras de turismo, promotoras de eventos e lazer, e equipamentos culturais da cidade.
A secretária da pasta, Glayce Bezerra, fala sobre o objetivo da capacitação. “É um curso voltado para a linguagem do turismo, que abrange várias áreas. A Prefeitura tem feito o trabalho de divulgação do turismo de Porto Velho, criando 16 circuitos, quatro rotas, mapas com QRCodes e aplicativos, e nós entendemos também que é preciso haver a inclusão. Pensando nisso, nós desenvolvemos um curso de Libras específico para área do turismo. Isso representa qualidade no atendimento dos serviços turísticos de nosso município. O curso de Libras é a oportunidade de profissionais do trade se capacitarem de forma gratuita e garantirem acessibilidade e inclusão em seus serviços e estabelecimentos. Este é o principal objetivo deste curso, capacitar nossos profissionais para poder atender melhor os nossos turistas”.
Foram abertas mais de 70 vagas para o curso, que em poucos dias foram preenchidas. “A visão do prefeito Hildon Chaves é tornar Porto Velho cativante, não apenas para os próprios cidadãos, e sim atrair turistas para aproveitar os diversos atrativos que a cidade oferece. Neste sentido, a Diretoria de Turismo atua com todo o empenho e dedicação necessários para expandir a busca pelo município nos destinos e rotas das viagens planejadas. A vinda de turistas é um grande fator de incentivo na movimentação do comércio local, beneficiando a economia dos cidadãos, empresários e os demais ramos envolvidos”, acrescentou Glayce Bezerra.
“O curso é uma oportunidade para os profissionais aprenderem a linguagem de sinais e, assim, melhorarem a comunicação com os cidadãos e turistas com deficiência auditiva. A linguagem de sinais promove a inclusão de mais de 10 milhões de pessoas surdas em todo o Brasil, segundo dados do IBGE. Dessa forma, quanto mais pessoas souberem a Libras, maior é a capacidade de a população surda se comunicar, ser entendido e se expressar. Ou seja, saber a Língua Brasileira de Sinais é um exercício de acessibilidade e inclusão”, disse Marcos Antônio, professor e ministrador do curso.
A iniciativa da Prefeitura foi aprovada pelos alunos. “Estamos dando apenas os primeiros passos voltados para o turismo inclusivo. Então, é papel de todos nós trabalharmos para construir uma sociedade de inclusão, e não apenas integração, eu estou aqui fazendo também minha parte começando o curso de Libras”, declarou o aluno Luiz Fernando.
A capacitação é totalmente gratuita e acontece até o próximo dia 27, na Escola do Legislativo, na rua Major Amarante, 390, bairro Arigolândia.
O fortalecimento da cadeia produtiva da indústria do turismo depende da qualificação de mão de obra no setor. Com o objetivo de suprir essa necessid
Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” fortalece turismo e valorização ambiental
O Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia” aconteceu ao longo de quatro etapas em outubro e novembro de 2024, percorrendo as cidades de
Câmara Municipal aprova lei dos circuitos e rotas turísticas de Porto Velho
A Lei N° 3.222, de 4 de Novembro de 2024 foi sancionada pela Câmara dos Vereadores e dispõe sobre os circuitos e rotas turísticas criados pela Secreta
A segunda edição do Elas Pescando, realizada em Jaci-Paraná no último dia 9 de novembro, reforçou a crescente participação feminina na pesca esporti