Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

VILA FERROVIÁRIA, DE CARTÃO POSTAL AO RETRATO DO ABANDONO


VILA FERROVIÁRIA, DE CARTÃO POSTAL AO RETRATO DO ABANDONO - Gente de Opinião

Sacolas plásticas trazidas pelo vento rolam pela calçada à fora,cestos de lixos suspensos sem fundo amontoam-se, cães brigando pelos restos do que foi um peixe chamam a atenção, pontas de cigarros jogadas espalham-se pelo chão, embalagens de preservativos usados, calçadas sujas de mato e bancos de assentos destruídos,  vão revelando um cenário de abandono total.

Dessa forma,encontra-se a histórica Vila Ferroviária na cidade de Porto Velho.Orgulho da cidade, de seus moradores, como memória tombada e ainda viva da famosa e emblemática Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O cenário que se tornou esse lugar é muito distante e diferente do que já foi um dia. Roubos e assaltos à luz do dia, vendas de drogas e quiosques destruídos por vândalos ,  servem agora como abrigo de bandidos, deixando a situação ainda mais caótica.

VILA FERROVIÁRIA, DE CARTÃO POSTAL AO RETRATO DO ABANDONO - Gente de Opinião

Durante os últimos  meses, vários ex-ferroviários vêem se reunindo com diversas autoridades, inclusive com o Iphan e o Ministério Publico Federal e a funcultural . Entre as reivindicações está, o problema diário da passagem de veículos pesados ( carretas), que além da destruir as vias públicas, trazem o perigo à segurança dos moradores.

Outro exemplo é o alargamento da própria Vila Ferroviária, somado a destruição da antiga arquitetura do espaço tombado, que aconteceu com a extração de todas as árvores,trabalho do antigo prefeito, que fez um desserviço à natureza e à população.

Os efeitos e reflexos do transito pesado, que persiste em ficar, vem aumentando em consonância com a falta de vontade política do atual prefeito, que ainda, não demonstrou sinais que pretende resolver o problema.

Os péssimos trabalhos desenvolvidos pela última gestão do município podem ser vistos também, pelas grandes fendas e rachaduras que cortam as paredes de várias casas da vila, criadas pelo maquinário pesado e o alargamento realizado no lugar.

Os moradores da Vila Ferroviária pedem socorro, e reivindicam que a portaria do Iphan  nacional (231/07) e o decreto Lei (25/37), sejam cumpridos e que a memória, história e o patrimônio tombado possam ser salvos.

Fonte: Sindsbor

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo em destaque: Rondônia lança  Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva

A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo

Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)