Domingo, 12 de fevereiro de 2012 - 07h23
O peixe crocante foi eleito o prato típico da Vila Nova de Teotônio. A eleição foi realizada por moradores da vila durante ação que promoveu o turismo na região no mês de janeiro. Cerca de 60 pessoas de diferentes idades e profissões que passeavam pela vila usaram os critérios de apresentação, sabor e aroma para a escolha do melhor entre os cinco pratos apresentados. Concorreram também o pirarucu a casaca, o escabeche de peixe, o escondidinho de pirarucu e o filé de dourado. O resultado consagrou o peixe crocante, do restaurante Kamata, como o vencedor. Em segundo lugar ficou o pirarucu a casaca, servido no restaurante do Centro Comunitário.
A receita do prato vencedor é simples e usa como diferencial o queijo parmesão para temperar e deixar o peixe crocante. Porém, o responsável pela delícia, o comerciante Antônio Carlos Ferreira, 48 anos, revela que o segredo para deixar a receita tão saborosa vai além de qualquer tempero. “O carinho com o qual eu preparo é o que faz desse peixe tão gostoso”, afirma.
A realização da eleição para a escolha do prato típico foi mais uma ação da comunidade, apoiada pela Santo Antônio Energia com o objetivo de criar uma identidade para a região e incentivar o turismo na Vila Nova de Teotônio, ampliando as oportunidades de renda às famílias que residem no local e criando um novo espaço de lazer para a população de Porto Velho.
O peixe crocante do restaurante Kamata, localizado na área comercial da vila, na rua 13, esquina com rua 6, é acompanhado de molho tártaro, baião de dois, farofa, salada de alface, tomate e cebola. O prato custa R$15 e serve uma pessoa. Nos dias de semana é necessário fazer reserva no restaurante pelo telefone 9984 14 30.
Receita do peixe crocante
I n g r e d i e n t e s
Filé de dourado
Sal
Pimenta
Queijo parmesão
Pasta de alho
Trigo
Colorau
Preparo
Misture a pasta de alho com o sal, a pimenta, o colorau e o queijo parmesão até formar uma pasta. Tempere o peixe com a pasta deixando-o marinar de um dia para o outro. Depois, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente.
Vila Nova de Teotônio
Na Vila Nova de Teotônio vivem 48 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e tiveram que ser remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária, organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.
Fonte: Carla Nascentes
Turismo em destaque: Rondônia lança Pré-Lançamento de Mentoria Exclusiva
A convite da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Cleib Filho, CEO da Jalapão 100 Limites e 100 Limites Expedições, participará de u
Governador Marcos Rocha coloca Rondônia no cenário internacional do turismo
Com o intuito de fortalecer a proposta de promover as potencialidades turísticas, fomentando o desenvolvimento do setor, o governador de Rondônia, M
Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor
Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par