Sábado, 3 de fevereiro de 2024 - 09h35
A Assembleia
Legislativa do Estado de Rondônia anunciou a aquisição de quatro cadeiras de
rodas que serão utilizadas pelo público interno e externo na Casa de Leis. A
medida visa promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e melhorar o
atendimento a visitantes que eventualmente necessitem de assistência. O
investimento total é de R$ 30 mil. Os equipamentos já estão disponíveis para
serem utilizados.
Ao falar sobre
o investimento, o presidente da Casa, deputado Marcelo Cruz, afirma que vai
além de obedecer a legislação. "Nosso objetivo era tornar a Assembleia
Legislativa de Rondônia um ambiente acessível para todos, pois a acessibilidade
não é apenas uma questão de cumprir normas, mas sim de respeitar e garantir os
direitos de cada cidadão que visita ou trabalha neste espaço, que é a Casa do
Povo", afirma o presidente da Alero.
As cadeiras
elétricas serão manuseadas pelos próprios agentes de portaria e recepção. Por
conta disso, nos dias 30 e 31 de janeiro, os 26 colaboradores foram submetidos
a um treinamento. O supervisor Elison Marinho destacou a importância dos novos
equipamentos para otimizar o trabalho dos colaboradores, citando situações em
que visitantes com mobilidade reduzida precisam se deslocar dentro do prédio
legislativo.
"As pessoas às vezes chegam, possuem mobilidade reduzida e querem
ir até o 13º andar, por exemplo. Nesse caso, o próprio agente de portaria
poderá levá-las até o gabinete e, se necessário, retorná-las à saída",
esclareceu Marinho.
O treinamento abrangeu o correto uso das cadeiras de rodas elétricas e
incluiu técnicas de primeiros socorros. O agente de portaria Anderson Messias
de Almeida, um dos participantes, ressaltou a importância da aquisição das
cadeiras e relembrou situações em que a ausência do equipamento dificultou o
atendimento a visitantes e/ou servidores que passaram mal dentro da Alero.
"Já aconteceu de pessoas passarem mal aqui e ser preciso carregar
nos braços porque não havia a cadeira de rodas. Agora, vai facilitar bastante o
trabalho de todos”, afirma Almeida. Ele ainda destacou que o treinamento
ofereceu conhecimentos em primeiros socorros, preparando os colaboradores para
agir em situações que exigem assistência imediata. “Eu sou um dos membros da
Cipa, na empresa, e vejo o quanto treinamentos como esses são importantes para
o nosso trabalho no dia a dia”, garante.
A agente de portaria Nilzana Vieira de Souza também afirmou sua
satisfação com o treinamento, destacando que muitos visitantes da Alero possuem
mobilidade reduzida, e as cadeiras de rodas facilitarão o acesso a todos os
espaços, tornando o trabalho mais ágil e prático.
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