Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Ampliação do programa "Prato Fácil" começa a ser projetada pela secretária Luana Rocha


Ampliação do programa "Prato Fácil" começa a ser projetada pela secretária Luana Rocha - Gente de Opinião

Por atender a um público diversificado em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição no Cadastro Único - CadÚnico, o programa “Prato Fácil” é considerado o carro-chefe das ações coordenadas pela secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha. Em pouco mais de um ano e meio, o programa ultrapassou a marca de mais de um milhão de refeições servidas nos restaurantes credenciados.  

Desde que colocou em prática o programa, a secretária Luana Rocha, deixou claro que, o objetivo definido pelo Governo do Estado é reduzir a fome e a desnutrição familiar no Estado, garantindo refeições ao público atendido a 2 reais.  

O complemento do prato fácil ou marmitex é custeado pelo governo, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, foram investidos R$ 26.002.908 como contrapartida pelo governo. 

O atendimento foi iniciado em 17 de maio de 2021, em cinco restaurantes distribuídos por todas as regiões de Porto Velho, com vistas a facilitar o acesso do público-alvo, que inclui crianças, jovens, adultos e idosos que possuem o CadÚnico. 

Com o sucesso do programa na Capital, a secretária Luana sugeriu ao governador Marcos Rocha, a expansão para outros municípios, e após aprovação do novo projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa, foi feito o credenciamento de restaurantes, no ano de 2022; nos municípios de Ariquemes (3), Cacoal (1), Guajará-Mirim (2), Ji-Paraná (2) e Vilhena (1). No mesmo ano, também foi ampliado para nove o número de restaurantes em Porto Velho, totalizando 18 estabelecimentos em seis municípios. 

“Para nós é muito gratificante ver que pessoas estão sendo alimentadas de forma nutritiva, pagando apenas 2 reais. Mas não queremos ficar nisso. Além de ampliarmos a Rede Prato Fácil, pretendemos dar condições a estas pessoas para garantirem seu próprio sustento e não ficarem dependentes apenas do Estado. E isso só acontecerá por meio da qualificação profissional, que é também nosso foco, em uma parceria com o Idep – Instituto Estadual de Educação Profissional”, disse Luana Rocha, adiantando que novidades estão sendo analisadas para o programa a partir deste ano. 

 “Eu levava marmita de casa até o trabalho, agora almoço aqui, e estou gostando muito”, afirmou a zeladora Alessandra Maria, mãe de três filhos.

Desde sua criação, o Prato Fácil já serviu 1.077.366 refeições, das quais 817.106 foram em Porto Velho; 68.321 em Ariquemes, 62.277 em Cacoal, 56.783 em Ji-Paraná, 62.277 em Guajará-Mirim e 10.602 em Vilhena totalizando 87 toneladas de alimentos.

O último programa foi iniciado em outubro. Em todas as unidades o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, exceto nos feriados. 

O programa está com edital em andamento para credenciamento de novos restaurantes e renovação de contratos em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho orienta sobre procedimentos a serem adotados pelos idosos que pretendem realizar viagens intermunicipal ou interestadual

Prefeitura de Porto Velho orienta sobre procedimentos a serem adotados pelos idosos que pretendem realizar viagens intermunicipal ou interestadual

Pessoas com 60 anos ou mais podem realizar viagens intermunicipais, ou interestaduais, de forma gratuita ou mediante um desconto de 50% no valor da pa

Jovem com síndrome de Down realiza sonho de se tornar policial por um dia no TRT-14

Jovem com síndrome de Down realiza sonho de se tornar policial por um dia no TRT-14

Daniel Nunes da Silva, jovem com síndrome de Down, realizou o sonho de ser policial por um dia. Funcionário terceirizado do Tribunal Regional do Tra

Convite Especial – Roda de Conversa sobre Espiritualidade e Cura Emocional

Convite Especial – Roda de Conversa sobre Espiritualidade e Cura Emocional

O Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) - O AMOR Curando a ALMA! tem alegria de convidar você para um Encontro Terapêutico transformadorNo di

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho Celebra 103 Anos de Fé e Tradição

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho Celebra 103 Anos de Fé e Tradição

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho tem o prazer de convidar toda a comunidade para celebrar seus 103 anos de existência e contrib

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)