Segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 11h12
Lidar com as emoções nem sempre
é fácil. Para as crianças pode ser ainda mais complicado. Já quando estas são
autistas, torna-se um grande desafio. Além disso, elas podem ter dificuldade em
reconhecer suas emoções e vinculá-las aos eventos que as causaram.
Muitas crianças com autismo possuem dificuldade em organizar,
interpretar e responder apropriadamente às informações sensoriais. Assim, eles
têm sistemas sensoriais que reagem de forma exagerada ou insuficiente. Com
isso, podem reagir de maneira inesperada a sons, toque e textura.
Pessoas com autismo podem sofrer com uma sobrecarga sensorial. Ela
descreve a experiência que uma criança com autismo pode sentir quando recebe
muitos estímulos ao mesmo tempo, mais do que pode processar. Assim, seu cérebro
fica sobrecarregado. A sobrecarga sensorial pode fazer com que se tenha um
colapso.
Alguns sinais para reconhecer uma sobrecarga sensorial são: mãos
nos olhos ou nos ouvidos, com o objetivo de se esquivar do estímulo, aumento
dos comportamentos repetitivos, fuga, andar de um lado para o outro, falar
consigo mesmo ou bater as mãos, cutucar a pele ou se beliscar e esbarrar em
móveis ou buscar um espaço pequeno para se “esconder”.
Muitas vezes esses comportamentos são tentativas para se acalmar
ou sinais de ansiedade. Por isso, é de fundamental importância que os pais,
professores e cuidadores saibam como acalmar crianças com autismo.
A distração é uma forma de acalmar o autista. Ensinamos técnicas
para se distraírem e se esquecerem do que está incomodando. Para isso, dê
preferência a coisas que são do interesse dele. Outra dica é criar rotina. As
rotinas trazem uma sensação de calma e familiaridade para os autistas.
Mais uma forma de acalmar é usando cobertores pesados. Este é um
método de tratamento de pressão. Eles ajudam no processo de acalmá-las,
oferecendo segurança e fornecendo as sensações que seus corpos precisam. A
próxima dica é mudar o ambiente. Se for possível, retire a criança do ambiente
e leve-a para um lugar tranquilo, assim ela irá se acalmar.
Outra técnica é soprar bolinhas de sabão, pois estimula a
respiração consciente. Esse método é fundamental para acalmar a criança. Mas,
pode ser difícil de ensinar. Por isso, fazer bolinhas de sabão é uma ótima
maneira de fazê-las respirar profundamente.
Brincar com massinhas de modelar aciona os estímulos sensoriais da
criança. Elas criam uma distração rápida e podem ser muito eficientes no
processo de acalmar crianças com autismo. Lembre-se que cada criança é única!
Por isso, é importante conhecê-la para saber quais técnicas funcionam melhor.
(*) CEO do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de
livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista
em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e
Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto
Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra e Doutoranda em
Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.
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