Quarta-feira, 5 de julho de 2023 - 14h52
A 5ª edição do Projeto Rondon, que tem como tema “Sentinelas Avançadas”, remete ao hino oficial de Rondônia, vai contar com a participação de 250 ‘rondonistas’, como são chamados os universitários de vários estados do país, que fazem parte do projeto e levarão às 12 cidades visitadas; oficinas de formação, nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente para a formação de agentes multiplicadores a partir dos moradores das comunidades. As atividades terão início nesta quinta-feira, (6) e vão até o dia 23 de julho, com centro regional, na cidade de Porto Velho, e a participação de 25 instituições da rede de ensino superior de todo o país.
O objetivo do projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa – MD, do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, é promover a inclusão de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável local e promoção da cidadania. As ações acontecem em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em datas diferentes, em parceria com prefeituras municipais, governos estaduais e outras organizações. Os voluntários do projeto também contribuem para a formação de lideranças locais e promoção da cidadania.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o “Projeto Rondon” é importante para o fortalecimento da integração nacional. “Esta é uma oportunidade de universitários de outros estados poderem conhecer a realidade de Rondônia, características típicas da nossa região, compartilhando conhecimento e impulsionando mudanças sociais significativas”, afirmou.
Para o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos de Góes, o Estado de Rondônia possui um solo fértil e muita riqueza ambiental e por isso, o “Projeto Rondon” tem uma importância na vida dos universitários. “É uma forma de aproximar a sociedade civil das Forças Armadas, promovendo a interação entre estes dois setores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências, servindo de bagagem para a vida profissional de cada participante”, disse.
PROJETO RONDON
O projeto nasceu em 1967 e contou com 30 estudantes e dois professores, com o objetivo de conhecer de perto a realidade amazônica no então Território Federal de Rondônia, realizando levantamentos, pesquisas e assistência médica. A operação contou com o apoio das Forças Armadas. Depois de um período suspenso, o projeto foi retomado em 2005, e integrado às pautas governamentais, sob coordenação do Ministério da Defesa – MD.
ATIVIDADES
A proposta é realizar oficinas em dois conjuntos de atuação: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Além disso, professores e estudantes de Comunicação Social irão atuar na divulgação das ações.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES
Participam do acordo de cooperação desta edição do “Projeto Rondon”, 12 municípios rondonienses: Alta Floresta d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Campo Novo de Rondônia; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia d’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe d’Oeste e Seringueiras.
A secretária estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia, Luana Rocha, iniciou nesta quarta-feira (5) a entrega simbólica de che
Em menos de 30 dias de gestão, Prefeitura de Porto Velho entrega Cras Dona Cotinha na zona Sul
Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou
Abertas no dia 20 de janeiro, as inscrições do programa estadual Meu Sonho seguem até 28 de fevereiro no Portal do Governo. Lançado em 26 de dezembr
Na terça-feira, 21 de janeiro de 2025, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de