Segunda-feira, 2 de setembro de 2024 - 19h33
Foi realizado, nos dias 29 e 30 de setembro, de forma
exitosa, em Trinidad, Estado del Beni, na Bolívia, a Conferência sobre Educação, Igualdade de Oportunidades e
Equidade de Gênero (‘gran Conversatorio sobre Educación, Igualdad de
Oportunidades y Equidad de Género’) no ‘Centro de Convenciones del Beni’. A
comitiva coordenada pela escritora Izabel Cristina da Silva, Presidente
Coordenadora e representando, no ato, a
presidente Nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB),
Renata M. de Avelar Dal-Bó.
A delegação brasileira era composta de profissionais das áreas científicas, artísticas e sociais, incluindo representantes de diferentes instituições brasileiras de alto prestígio. Incluindo: Izabel C.da Silva, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher-CMDDM, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho; Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho, Universidade Federal de Rondônia/Coordenador do GEITEC/UNIR, Dr. Reginaldo Pereira Trindade, Procurador do Ministério Público Federal, idealizador do Movimento dos Depressivos Conhecidos – MDC RO; Silvânia Gregório Carlos, Secretaria Estadual da Educação – SEDUC RO, pesquisadora e membro associada da AJEB RO, Dr. Marcos Vannier, Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz IOC/Fiocruz -RJ, Maria Regina Crema, turismóloga e artista plástica e Sonia Maria Guerra, ambas membros da AJEB-RO, que foram agraciados com homenagens e honrarias pelo Governador Dr. Alejandro Unzueta Shiriqui.
Sobre a Conferência de Integração Brasil e Bolívia
Foram realizadas palestras a estudantes universitários, colegiais, agentes culturais e autoridades estaduais, abordando amplo escopo temático, promovendo a integração acadêmica e social, através do intercâmbio cultural e intelectual.
Durante a estadia, a delegação brasileira foi recebida no Conselho Universitário da Universidad Autónoma del Beni "José Ballivián" (UAB) pelo Magnífico Reitor Dr. Jesús Eguez Rivero, ocasião em que foi assinado Convênio de cooperação (‘Convenio Marco de Coperación Interinstitucional’) entre a referida Instituição de Ensino e a AJEB, bem como uma Carta de Intenção, firmando a parceria entre o Governo do Estado do Beni e a AJEB, buscando estabelecer mais projetos em conjunto, em parceria com as instituições brasileiras. Na ocasião estiveram presentes artistas e escritores bolivianos, tais como, o MSc. José Chaves Cuellar, Presidente da Federación de Ganadeiros del Beni.
Durante a programação do evento no dia 30 de Agosto, foi realizada a Exposição “Amazônia em Cores” da Regina Crema, Artista Plástica que tem como Curadoras Internacionais, Luciene Weiland, Presidente do Casarão Cultural Viva Arouche e de Vanessa Noronha Tolle, Presidente do Festival Internacional de Viena / Áustria. Para Crema: “quando despertamos em nós o que já existe em nosso ser a arte flui naturalmente.”
Esta atividade foi promovida graças à articulação internacional do Governo Autônomo Departamental del Beni, através do Departamento de Género y Asuntos Generacionales, com a UAB e a ex-consulesa da Bolívia, Dra. Cordy Tezalia Jauregui Pinto, quem, calorosamente, recepcionou a comitiva brasileira e hoje, a advogada é escritora e integra a AJEB como membro correspondente internacional na Bolívia, em articulação com a AJEB, representada, no ato, por Izabel Cristina da Silva.
Os membros da comitiva brasileira expressaram grande satisfação quanto à agradável estadia em Beni, realçando a notável hospitalidade e o total apoio do governador Dr. Alejandro Unzueta Shiriqui, além do gentilíssimo e onipresente apoio do Secretário General y Desarrollo Humano, Pedro Máximiliano Villalobos Vargas e Luis Alberto Suárez Velante, Secretario Departamental de Planificación Integral para el Desarollo, todos profundamente engajados e motivados no propósito de contribuir para com a educação e desenvolvimento social no Estado del Beni, em parceria com o Brasil.
Galeria de Imagens
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria
A casa própria é o sonho de milhares de pessoas que moram de favor ou aluguel. Em Rondônia, o programa Meu Sonho, lançado em dezembro de 2024, pelo
Em uma iniciativa do governo de Rondônia em fortalecer a saúde integral das gestantes, em situação de vulnerabilidade social, o governador Marcos Ro
Liderança Rondoniense em Destaque Nacional e na ONU
Rosa Negra é destaque feminino na luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura negra no Brasil, destacando-se como coordenadora nacional
Juliane Boutique: elegância e exclusividade em Porto Velho
Há mais de três décadas, a empresária Marli Duarte tem dedicado à sua paixão à moda em Rondônia, tornando-se uma referência no segmento em nossa cap