Quarta-feira, 4 de setembro de 2024 - 08h01
Na última semana, o MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR
CURANDO A ALMA!, representado por seu idealizador, Reginaldo Trindade, esteve
na cidade de Santíssima Trinidad, capital do Departamento de Beni, República da
Bolívia, para uma extensa agenda com autoridades do Poder Executivo,
Legislativo, além de representantes da Universidad Autónoma Del Beni José
Ballivián, incluído o Reitor, e diversos escritores bolivianos. O MDC esteve
acompanhando uma delegação da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritores do
Brasil, Coordenação de Rondônia, para o “Conversatorio: Educación, Igualdad de
Oportunidades y Equidad de Género, en pro de la Integración Social Beni (Bolivia)
– Rondonia (Brasil)”. O grupo era formado por professores universitários,
escritores e representantes de outros segmentos (empresária, artista plástica
etc.).
A delegação brasileira foi recebida com toda pompa e reverência pelo
Governador do Departamento de Beni, Dr. Jose Alejandro Unzueta Shiriqui, e por
secretários e servidores. Na ocasião foi firmado uma Carta de Intenções para
parceria entre aquele departamento e a AJEB. O governador e seu staff ficou
bastante impressionado com o trabalho do MDC e propôs firmar parceria
específica com o movimento para criar uma rede de mútuo apoio na luta contra a
depressão e demais doenças da alma.
Outro momento muito importante da viagem internacional foi na Universidad Autónoma Del Beni José Ballivián, quando o grupo brasileiro foi recebido pelo Reitor Phd Jesús Egüez Rivero e por vários escritores locais. O Reitor realçou bastante a importância do MDC e da causa que o move. Assinou-se, no ensejo, um Acordo de Cooperação entre a instituição de ensino superior e a AJEB.
EVENTO BEM PRESTIGIADO
O momento mais importante, no entanto, foi na sexta-feira, 30, quando todos os representantes do Brasil puderam expor, em cada uma de suas áreas, para um grupo composto pelo Governador, Presidente da Assembleia Legislativa de Beni, Sra. Gabi Vania Balcazar Ribera, Senadora indígena Cecilia Moyoviri Moye, secretários, servidores, Reitor Phd Jesús Egüez Rivero e, ainda, centenas de estudantes e professores. Reginaldo Trindade falou, para uma plateia muito interessada, acerca da sua luta contra a depressão, da criação do MDC, além do trabalho já desenvolvido e perspectivas futuras.
CONDECORAÇÕES
Os representantes brasileiros receberam distinções do Governo do Departamento de Beni e da Universidad Autónoma Del Beni José Ballivián. Durante o seminário mencionado, eles receberam, das mãos do próprio Governador Dr. Jose Alejandro Unzueta Shiriqui, placa contendo certificado de “agradecimiento”. Mais cedo, na manhã da sexta-feira, durante a visita àquela instituição, eles receberam, do Reitor Phd Jesús Egüez Rivero, o troféu de “reconocimiento”, além de a instituição de ensino superior ter conferido a todos da delegação brasileira distinção de “ilustre visitante” da universidade.
COMEÇANDO BEM
Reginaldo Trindade destacou a importância manifesta e a ímpar oportunidade de o MDC ter tomado parte na expedição à Bolívia. Com efeito, um dos propósitos do movimento, alardeado desde as primeiras horas de criação do grupo, é salientar, no Brasil e no mundo, a importância de se discutir a saúde mental/emocional das pessoas; contribuindo, assim, para desmistificar uma série de incompreensões e mesmo ignorância que ainda acomete as pessoas acerca da depressão e tantas outras doenças da alma.
“É de um simbolismo e satisfação gigantescos começarmos essa jornada que há de ganhar o mundo inteiro pelo nosso vizinho país boliviano e, sobretudo, em uma cidade que leva o meu nome (Santíssima Trinidad), como se o Pai, o Filho e o Espírito Santo estivessem, eles mesmos, conduzindo cada um de nossos passos. A par disso, ainda fomos recebidos com tanto carinho, reverência, distinção por tantas pessoas cuja importância tanto contrastava com sua humildade! Essa jornada vai ser longa, mas, como diz o provérbio chinês, toda e qualquer caminhada, por mais longa e desafiadora que seja, começa com um único passo. Inegavelmente começamos muito bem a fase internacional de expansão do MDC”, finalizou Trindade.
ENTENDA O QUE É O MDC
O MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA! é um esforço que já congrega centenas de pessoas. Ele parte da premissa de que a sociedade trata muito mal a depressão, enxergando-a como frescura, preguiça, falta de Deus, quando, na verdade a depressão é uma doença e uma mais maiores causas de mortalidade (pelo suicídio) em todas as faixas etárias.
O MDC possui tríplice objetivo: esclarecer a sociedade; combater o preconceito, visto não só sob o prisma da sociedade, mas, também, debaixo da perspectiva de cada adoecido, para que cada pessoa possa ter a confiança e tranquilidade de assumir sua condição, até porque isso é muito libertador. Finalmente, o terceiro objetivo do MDC é ajudar, o máximo que for possível, com a ajuda de Deus, as pessoas que tanto têm sofrido com depressão e outras doenças da alma.
Se você precisa de ajuda, talvez nós possamos socorrê-lo. Se você quer nos ajudar, com certeza poderá fazê-lo. Para ajudar e/ou ser ajudado, mande uma singela mensagem de WhatsApp para o celular (69) 9 8438-5550. Venha fazer parte do movimento que vai tomar conta de Porto Velho, do interior do Estado e, se Deus quiser (e ele vai querer, até porque o movimento é dele!), de outros estados da federação e mesmo do exterior!
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria
A casa própria é o sonho de milhares de pessoas que moram de favor ou aluguel. Em Rondônia, o programa Meu Sonho, lançado em dezembro de 2024, pelo
Em uma iniciativa do governo de Rondônia em fortalecer a saúde integral das gestantes, em situação de vulnerabilidade social, o governador Marcos Ro
Liderança Rondoniense em Destaque Nacional e na ONU
Rosa Negra é destaque feminino na luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura negra no Brasil, destacando-se como coordenadora nacional
Juliane Boutique: elegância e exclusividade em Porto Velho
Há mais de três décadas, a empresária Marli Duarte tem dedicado à sua paixão à moda em Rondônia, tornando-se uma referência no segmento em nossa cap